Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Concurso "Conservação, Proteção e Uso do Património Cultural"

Países: Portugal

Património Cultural, Programas

A JPI CH (Joint Programming Iniciative Cultural Heritage and Global Change) anuncia uma nova oportunidade de financiamento para propostas transnacionais conjuntas. O concurso no âmbito do tópico Conservação, Proteção e Uso do Património Cultural será aberto no dia 1 de maio de 2019.

Os objetivos do concurso são:

• apoiar projetos de investigação bem definidos, inovadores, interdisciplinares, internacionalmente focados e colaborativos, da mais alta qualidade e padrões que levarão a avanços significativos na conservação e gestão do património cultural;
  • promover o intercâmbio de conhecimentos com indivíduos e organizações fora da comunidade científica, para incluir decisores políticos, empresas, o setor mais amplo de património, grupos voluntários e comunitários e o público em geral;
  • apoiar uma série de interações e parcerias entre investigadores do património cultural e uma variedade de comunidades de utilizadores, incluindo decisores políticos, empresas, o setor mais amplo de património, grupos voluntários e comunitários e o público em geral, maximizando o valor dos resultados da investigação.

Os candidatos devem estar sediados em países que se comprometeram com o concurso "Proteção, Conservação e Uso do Património Cultural" e devem ser elegíveis para a respetiva agência de financiamento. Os 12 países participantes são os seguintes:

• Bielorrússia - Academia Nacional de Ciências (NASB)
  • Chipre - Fundação de Promoção de Investigação (RPF)
  • Espanha - Agência Nacional de Investigação (AEI)
  • França - Agência Nacional de Investigação (ANR)
  • Itália - Ministério da Educação, Universidades e Investigação (MIUR)
  • Letónia - Ministério da Educação e Ciência (IZM)
  • Noruega - Conselho de Investigação da Noruega (RCN)
  • Países Baixos - Organização Holandesa para a Investigação Científica (NWO)
  • Polónia - Ministério da Cultura e Património Nacional (MKiDN)
  • Portugal - Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
  • Reino Unido - Conselho de Investigação em Artes e Humanidades (AHRC)
  • República Checa - Ministério da Educação, Juventude e Desporto (MEYS)

Consulte o pré-aviso no site da FCT.

Fonte: FCT