Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Chamada para o Programa de Cátedras CALAS-IEAT 2021: Crises ambientais

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Bolsas, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Latino-Americanos

Chamada: Cátedra CALAS-IEAT
Prazo para submissão de propostas: 15 de fevereiro de 2022

Está aberta a chamada, a ser realizada anualmente, para o Programa de Cátedras CALAS-IEAT, promovido pelo Centro Maria Sibylla Merian de Estudos Latino-americanos Avançados (CALAS) e pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O programa é administrado pelo IEAT e patrocinado pelo CALAS. De acordo com o programa de pesquisa do CALAS, espera-se que os(as) candidatos(as) contribuam com o desenvolvimento de novos enfoques metodológicos e analíticos para compreender as transformações e crises na América Latina.

Enfoque temático da Chamada 2021 de Cátedra: crises ambientais

A Cátedra CALAS-IEAT, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), convoca especialistas em estudos sobre a América Latina que estejam interessados em pesquisar experiências de crise na região e que queiram abordar problemas do presente, assim como explorar perspectivas de enfrentamento destes, promovendo, em particular, uma pesquisa transdisciplinar sobre as múltiplas crises ambientais no contexto da mudança climática e do antropoceno. A pesquisa inclui os processos de transformação social, que acompanham as crises ambientais, assim como propostas de revisar e modificar as interações entre a sociedade humana e o meio ambiente.

Podem candidatar-se acadêmicos com formação universitária em Ciências Humanas ou Sociais, de qualquer nacionalidade, e com o grau de doutor. Serão avaliados os trabalhos apresentados e a trajetória acadêmica, especialmente no âmbito do tema principal e a qualidade do projeto apresentado.

A Cátedra CALAS-IEAT ofertará uma bolsa com uma remuneração competitiva para uma estadia de até 3 (três) meses, a ser paga diretamente pelo projeto na Alemanha. Essa bolsa inclui os gastos de visto, hospedagem, seguro médico, materiais de trabalho e remuneração pessoal. Além disso, a Cátedra cobrirá os gastos da passagem aérea de ida e volta para Belo Horizonte e para a sede principal do CALAS, em Guadalajara, México.

O IEAT / UFMG providenciará um lugar de trabalho devidamente equipado (computador, acesso à internet, etc.) e acesso às bibliotecas da Universidade. Além do mais, o(a) catedrático(a) terá o apoio de assistentes estudantis.

Os(as) candidatos(as) deverão apresentar anuência de um(a) pesquisador(a) da UFMG como contato e como “anfitrião(ã)”, que o(a) apoiará na coordenação de suas atividades na UFMG. Para informações sobre os(as) acadêmicos(as) e possíveis parceiros da UFMG confira http://somos.ufmg.br/.

Mais informações sobre a chamada no site do CALAS.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas