Domingo, 19 de Setembro de 2021
Financiamento/bolsas/emprego

Chamada para bolsas de doutoramento IberLAND

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Alemanha

Antropologia, Bolsas, Direito, Doutoramento, Estudos Ibéricos, História

O Instituto Max Planck para História do Direito e Teoria do Direito em Frankfurt/Main é líder mundial em pesquisas sobre os fundamentos do Direito. Composto por três departamentos de pesquisa com mais de 60 investigadores, por um incomparável acervo bibliográfico especializado e por numerosas cooperações nacionais e internacionais, é o principal centro de excelência para a comunidade científica global interessada no passado, presente e futuro dos regimes jurídicos.

 

Estamos selecionando, com início dos trabalhos em Março de 2022,

 

Três doutorandas/os

 

Para o grupo de investigação IberLAND

 

“Beyond Property. Law and Land in the Iberian World (1510-1850)”

dirigido pelo Dr. Manuel Bastias Saavedra, com um estudo de caso compatível com os seguintes enfoques:

 

  1. Goa (e antigas conquistas), 1510-1630
  2. Nueva España, 1510-1630
  3. Cabo Verde, 1600-1730

 

O IberLAND investiga a história da ocupação da terra a partir da perspectiva global e de larga duração, centrada nos territórios dos impérios português e espanhol do período moderno - recentemente denominados como o Mundo Ibérico. As coroas ibéricas de Portugal e Castela, a partir do século XV, conectaram diversos povos e comunidades da África, da Asia, da Europa, e das Américas. Dessa forma, transformaram, pela primeira vez, as questões relativas à posse e ao uso da terra em uma problemática de dimensões globais. Como o período dos descobrimentos e do colonialismo foi frequentemente considerado como uma primeira fase de transplantação de conceitos europeus a respeito da propriedade a espaços não europeus, o IberLAND busca romper com essa narrativa através da observação da história da ocupação da terra não como um processo de difusão da Europa para o mundo, mas como um processo descentralizado de inovação jurídica. Para tanto, o projeto irá transpor a ideia de propriedade e irá focar nas relações com a terra em busca da compreensão dos tipos de conexões sociais que estabelecera com e entre as pessoas. Essa aproximação conceitual oferece uma forma de observar a forma como o direito era produzido em escala local através da combinação entre práticas e doutrinas. Para conectá-las, a análise do projeto focará nos diferentes tipos de instituições que estruturaram as relações com a terra em diferentes lugares do mundo ibérico. O arcabouço conceitual e analítico no qual o projeto está embasado será aplicado em seis estudos de caso, concentrados em Nova Espanha, Goa, Cabo Verde, Espanha, Brasil e Filipinas, e permitirá superar as ideias de difusão do direito – de Europa ao mundo – que predomina nos estudos sobre o direito e os impérios.

Descrição da posição

A principal responsabilidade dos investigadores e das investigadoras selecionadas será desenvolver e completar a tese doutoral dentro da estrutura do grupo de pesquisa, com enfoque em uma das três opções regionais e temporais listadas acima. Também será parte das tarefas discutir, publicar e difundir os resultados da pesquisa em cooperação com os outros membros do grupo de pesquisa.

Perfil da candidatura

O perfil esperado é o de pessoas graduadas em história, direito, antropologia, ou outras áreas relacionadas que tenham terminado a graduação com destaque. As/os aspirantes também deverão haver concluído o mestrado no momento de assinar o contrato de doutorado. Poderão, ainda, estar matriculadas em um programa de doutorado de qualquer universidade do mundo.

Os candidatos deverão ser fluentes em português e/ou espanhol, e é desejável um bom nível de conhecimento de inglês. O domínio de outros idiomas relevantes para a análise local não é indispensável, porém será especialmente considerado.

 

O currículo deve evidenciar potencialidades para levar a cabo uma investigação de alto nível internacional. Espera-se um trabalho meticuloso e a habilidade de cumprir prazos. É indispensável ter iniciativa para desenvolver o trabalho de modo independente e ter especial interesse em investigações de cunho interdisciplinar, arquivístico e comparativo. É igualmente imprescindível a habilidade de exercer um papel ativamente colaborativo no grupo de pesquisa.

O que oferecemos

Oferecemos um espaço de trabalho atrativo e internacional, com uma incomparável infraestrutura de investigação e uma boa atmosfera de trabalho. As investigadoras e investigadores selecionados terão a oportunidade de serem membros de um grupo de pesquisa interdisciplinar e internacional, beneficiando-se de um contínuo diálogo científico, de uma rica biblioteca e da possibilidade de realizar visitas de investigação em outros centros tanto da Alemanha como do resto do mundo.

Os contratos de doutoramento são a tempo integral (39 horas por semana) e a remuneração é a equivalente ao 65% do Acordo Coletivo Alemão para o Trabalho Civil (TVöD Bund), nível E13.

Os contratos têm uma duração determinada de três anos; em casos excepcionais, poderá ser ampliado por um ano adicional.

A sociedade Max Planck tem um comprometimento com o incremento de trabalhadores e trabalhadoras com deficiência e, portanto, encoraja candidaturas de pessoas com este perfil. A Comunidade Max Planck almeja, ainda, aumentar o número de mulheres nas áreas em que há baixa representatividade, e, nesse sentido, incentiva explícita e especialmente a candidatura de pesquisadoras.  

Por derradeiro, encorajam-se candidaturas de pesquisadoras e pesquisadores de qualquer procedência.

Processo seletivo

A candidatura deverá ser apresentada em inglês, português, espanhol ou alemão e deve conter os seguintes documentos:

  • Carta de apresentação com o título do projeto de pesquisa e explicação sobre o atendimento do perfil do candidato aos critérios de seleção.
  • Currículo detalhado contendo uma lista de todas as publicações da/o candidata/o.
  • Projeto preliminar de pesquisa (máximo de cinco páginas, sem incluir a bibliografia) sobre um estudo de caso local ou regional condizente com umas das regiões especificadas acima, indicando especificamente arquivos e fontes que serão utilizados. (Os candidatos ou candidatas que estejam pesquisando outras regiões do mundo ibérico poderão ser considerados, mas deverão entrar em contato com o Dr. Bastias Saavedra antes do prazo final de apresentação da candidatura).
  • Cópias dos certificados universitários.

 

A candidatura deverá ser submetida online através do link a seguir, até o dia 15 de Outubro de 2021: https://www.lhlt.mpg.de/job-offers. As candidaturas de maior destaque serão convidadas para posterior entrevista.

Contato

Para qualquer dúvida relativa aos aspectos científicos do projeto, favor contatar com o Dr. Bastias Saavedra (bastias@lhlt.mpg.de). Para dúvidas relativas aos termos e condições empregatícias, favor entrar em contato com Anna Heym (jobs@lhlt.mpg.de).

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas