Sexta-feira, 06 de Dezembro de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Chamada para apoio à pesquisa na África Austral do IFAS 2025

Data de abertura: Data de encerramento: Países: África do Sul, Angola, França, Moçambique

Ciências Humanas e Sociais, Doutoramento, Investigação, Pós-Doutoramento, Pós-Graduação, Programas

O Instituto Francês da África do Sul (IFAS-Research / UMIFRE 25, MEAE/CNRS - Instituto Francês da África do Sul) divulga a chamada de candidaturas de 2025 para o apoio à pesquisa sobre a África Austral. São elegíveis projetos de pesquisa, trabalhos de campo, eventos científicos e publicações no âmbito das Ciências Sociais e Humanas. Os candidatos podem ser mestres, estudantes de doutoramento, estudantes de pós-doutoramento e investigadores seniores, além de unidades de investigação.

O IFAS tem um mandato regional que abrange doze países da África Austral e Central: Angola, Botswana, Congo, República Democrática do Congo, Eswatini, Lesoto, Malawi, Moçambique, Namíbia, África do Sul, Zâmbia e Zimbabué. O IFAS-Research promove e apoia projetos de investigação no domínio centrados em pelo menos um destes países.
 
Todos os anos, o IFAS-Research financia uma variedade de projetos de investigação, individuais ou colectivos (trabalho de campo, inquéritos, pesquisa documental e em arquivos, eventos, etc.). Os fundos atribuídos pelo IFAS-Research variam entre 500 e 1.500 euros, consoante a natureza do projeto.
 
A excelência científica é o principal critério de seleção. Não se aplica qualquer requisito de nacionalidade e os candidatos podem estar afiliados a uma instituição de qualquer país, mas a existência (ou a perspetiva) de uma parceria sustentável com uma ou mais equipas locais é essencial, em especial para projetos coletivos. É exigida a participação financeira de outra instituição (laboratórios de investigação, UFR, escolas de doutoramento, etc.). O IFAS-Research não financia as propinas.
 
Os projetos devem ser relevantes para uma das três áreas de investigação do Instituto:
  • Arqueologia e pré-história;
  • Património, história da arte e história (medieval, moderna e contemporânea) das sociedades da África Austral;
  • Dinâmicas contemporâneas: estudos urbanos, mudanças sociais, políticas, económicas e culturais.

O prazo máximo para envio de candidaturas é dia 30 de novembro de 2024.

Mais informações no site do IFAS.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas