Segunda-feira, 28 de Novembro de 2022
Financiamento/bolsas/emprego

Chamada n. 19 do edital Capes/Humboldt para pesquisadores brasileiros

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Alemanha, Brasil

Bolsas, Bolsas de investigação, Programas

Encontra-se aberta a chamada n. 19 do Edital nº 14/2022 do programa Capes/Humboldt, resultado de uma parceria entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Fundação Alexander Von Humboldt (AvH) da Alemanha, e que tem como objetivo conceder bolsas para pesquisadores altamente qualificados, em qualquer área do conhecimento, para realizar estudos em cooperação com os anfitriões acadêmicos em instituições na Alemanha. Os candidatos escolherão o tema da sua pesquisa e o seu respectivo anfitrião na Alemanha.

Modalidades de bolsas (específicas ao Programa CAPES/Humboldt):

  • Pós-doutorado: para pesquisador altamente qualificado e em início da carreira acadêmica, que tenha completado seu doutorado há menos de quatro anos - vínculo empregatício: pode existir ou não (não obrigatório);
  • Pesquisador experiente: para acadêmico altamente qualificado com um perfil de pesquisa definido, que tenha completado seu doutorado há menos de doze anos - vínculo empregatício: pode existir ou não (não obrigatório).

Requisitos: Ter nacionalidade brasileira ou visto permanente de residência no Brasil; possuir o título de doutor, conforme a modalidade pretendida: a) pós-doutorado: título de doutor obtido há menos de quatro anos; b) pesquisador experiente: completado há menos de doze anos; ter fluência em inglês ou alemão; não ter residido na Alemanha por 12 meses ou mais no período de 18 meses anterior à inscrição; residir no Brasil no momento da candidatura.

Para essa chamada do Programa Bolsas para Pesquisa Capes/Humboldt o prazo de inscrição vai até 21 de novembro de 2022.

Mais informações na página do Programa Capes-Humboldt.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas