Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Chamada de candidaturas de 2022 para apoio à pesquisa na África Austral do IFAS

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Angola, França, Moçambique

Bolsas, Ciências Humanas e Sociais, Doutoramento, Investigação, Pós-Doutoramento, Pós-Graduação, Programas

O Instituto Francês da África do Sul (IFAS) divulga a chamada de candidaturas de 2022 para o apoio à pesquisa sobre a África Austral. São elegíveis projetos de pesquisa, trabalhos de campo, eventos científicos e publicações no âmbito das Ciências Sociais e Humanas. Os candidatos podem ser mestres, estudantes de doutoramento, estudantes de pós-doutoramento e investigadores seniores, além de unidades de investigação.

IFAS é um instituto francês de investigação no estrangeiro no âmbito do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do CNRS, que abrange toda a África Austral (UMIFRE 25, USR 3336): África do Sul, Moçambique, Zimbabwe, Malawi, Angola, República Democrática do Congo, Lesoto, Suazilândia, Botsuana e Namíbia).

É encorajada a apresentação de propostas de projetos transregionais, de projetos que desafiem fronteiras epistemológicas e as propostas relacionadas com a África Lusófona, sendo a excelência científica o principal critério de seleção.

Termos e Condições:

1. Sem exigência de nacionalidade*.
  2. Projetos em consonância com os programas do Instituto de Pesquisa:
    Arqueologia e Pré-História
    História das sociedades da África Austral
    Dinâmicas Contemporâneas: estudos urbanos e mudanças democráticas e económicas.

* A nacionalidade não será uma condição para a aplicação, embora a existência ou a perspetiva de uma parceria duradoura entre a França e a África do Sul é essencial.

Todos os pedidos de financiamento das unidades de investigação, investigadores e estudantes para 2018 deverão ser enviados até o dia 10 de dezembro de 2021.

Mais informações no site do IFAS.