Domingo, 25 de Fevereiro de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Cátedra Mário Soares – bolsa para pesquisar nos fundos da biblioteca universitária da Universidade de Rennes 2

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: França

Arquivos, Bolsas, Estudos Portugueses

A Cátedra Mário Soares, financiada pelo Instituto Camões mediante protocolo com a universidade de Rennes 2, financia uma estadia de investigação de curta duração (15 dias a 1 mês) na cidade de Rennes durante o ano universitário 2023/2024. A investigação deverá incidir sobre os fundos “Chagas Franco” (1878-1944) e/ou “Paulo Osório” (1882-1965) da biblioteca da mesma Universidade.

Sezinando Chagas Franco, oficial do exército e antigo professor do Colégio Militar, foi o primeiro leitor de português na universidade de Rennes, entre 1921 e 1940. Paulo Osório, jornalista e adido de imprensa da embaixada de Portugal em França (Paris e Vichy), foi correspondente em Paris da revista Ilustração Portuguesa, do Século e do Diário de Notícias, entre outros. Os fundos foram legados à universidade de Rennes pelas famílias de Chagas Franco e de Paulo Osório.

Descrição sumária dos fundos:

Doação “Chagas Franco”: manuscritos originais de obras de Sezinando Chagas Franco (manuais didáticos, romances, conferências); uma pequena pasta com documentos pessoais (fotos, cartões profissionais); e cerca de 50 livros impressos, na maioria obras por ele publicadas:

Doação “Paulo Osório”: 20 grossos dossiês com recortes de imprensa, na sua maioria os artigos de Paulo Osório publicados em português enquanto correspondente em Paris durante várias décadas (Ilustração Portuguesa, O Dia, Diário de Notícias); cerca de 400 volumes impressos da sua biblioteca, metade dos quais dedicados pelos seus autores (António Ferro, Augusto de Castro e muitos outros).

O projeto selecionado deverá inserir-se numa investigação que contribua para a a compreensão e valorização dos ditos fundos, relevantes para o estudo dos agentes e redes da cultura e da propaganda portuguesa em França até ao início da década de 1960.

O dossiê de candidatura deve compreender um CV e um projeto de investigação (mínimo de 3 páginas).

Em virtude de obras na biblioteca, a estadia deverá decorrer de preferência entre outubro e dezembro de 2023. Montante da bolsa: de 500 a 1000 euros, em função da duração da estadia.

Contactos:

André Belo, responsável científico pela Cátedra — andre.belo@univ-rennes2;

Mireille Garcia, diretora do departamento de português — mireille.garcia@univ-rennes2.fr.

Data limite de apresentação da candidatura: 17 de julho de 2023

Anúncio dos resultados aos candidatos: 31 de julho de 2023

Mais informações (em francês e português) aqui:
https://nouvelles.univ-rennes2.fr/article/chaire-mario-soares-bourse-pour-sejour-recherche-sur-fonds-bibliotheque-rennes-2

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas