Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Bolseiro/a de Investigação (estudante de doutoramento) para o projeto DecoDeM | CES

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas de investigação, Ciências Sociais

O Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (Portugal) decide abrir procedimento concursal para contratar um/a Bolseiro/a de Investigação (estudante de doutoramento) para integrar a equipa do projeto "DecoDeM - (Des)Codificar Masculinidades: para uma melhor compreensão do papel dos media na construção de perceções de masculinidades em Portugal" (PTDC/COM-CSS/31740/2017), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia através de fundos nacionais, e sob a coordenação da Doutora Sofia José Santos.

Candidaturas até 14 de julho de 202

O CES oferece um ambiente intelectual estimulante na área das ciências sociais e humanidades. O Projeto DecoDeM será desenvolvido no Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz (NHUMEP), que desenvolve uma linha de investigação sobre discursos, identidades e representações, em particular a partir de um enquadramento teórico pós-colonial e feminista.


Apresentação do projeto:

DeCodeM - (Des)Codificar Masculinidades: para uma melhor compreensão do papel dos media na construção de perceções de masculinidades em Portugal.

O DeCodeM irá desenvolver o primeiro estudo abrangente sobre media e masculinidades em Portugal. O projeto propõe-se identificar e analisar criticamente, através de uma abordagem interseccional, as representações de masculinidades que são (re)produzidas pelos meios de comunicação social e redes sociais online em Portugal, explorando as razões que subjazem à construção de determinadas representações de género, procurando compreender porque certas noções de masculinidade prevalecem nessas representações, analisando a forma como essas representações são apropriadas ou contestadas por audiências e produtores de conteúdo, e examinando se elas promovem ou não uma perspetiva igualitária e não-violenta das relações sociais de género. A partir de uma lente feminista e com uma abordagem epistemológica ancorada na centralidade dos discursos combinada com uma abordagem tripartida à “agency” dos media (produção, mensagem, audiência) e uma abordagem ecológica aos discursos práticas e representações mediáticas, o DeCodeM pretende abordar a complexidade, não-linearidade e heterogeneidade das representações e atitudes em relação às masculinidades e às relações de género na esfera mediática em Portugal, com uma forte componente de investigação-ação.

Duração prevista de execução do projeto: 36 meses, com início a 1 de outubro de 2018

Área Científica: Ciências Sociais e Humanidades

Critérios de admissão obrigatórios: Estudantes de doutoramento

Requisitos preferenciais de admissão:

  • Diploma de Mestrado em Ciências da Comunicação ou outras Ciências Sociais relevantes para o projeto (10%);
  • Conhecimento sobre representações de género com enfoque nas masculinidades (30%);
  • Experiência de análise de media, nomeadamente audiovisual (30%);
  • Experiência de utilização de softwares de análise de conteúdo (preferencialmente NVIVO) (20%);
  • Interesse comprovado em desenvolver estudos avançados (nível de doutoramento) em tópico relevante para os temas em análise do projeto DECODEM (10%).

Local de trabalho:
O trabalho será desenvolvido nas instalações do Centro de Estudos Sociais, em Coimbra, ou noutros locais necessários à execução do plano de trabalhos, sob a orientação científica da Investigadora Responsável, Sofia José Santos.

Duração da bolsa:
A bolsa terá a duração de 8 meses, com início previsto a 17 de agosto de 2020. O contrato de bolsa poderá ser renovado, por iguais ou diferentes períodos, até ao fim do projeto, de acordo com as disponibilidades financeiras e as necessidades científicas.

Consulte o Edital em anexo para mais informações.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas