Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsas para estágios de investigação nos EUA

Início: Fim: Países: Portugal, Estados Unidos

Investigação, Bolsas

A Fundação Luso-Americana, perspectivando o reforço da comunidade académica e científica, abre concurso para a atribuição de Bolsas para Estágios, visando o financiamento de estágios em universidades e instituições de investigação nos EUA. Estes estágios devem incidir sobre temas científicos ou tecnológicos inovadores, devendo ainda contribuir para a aproximação de instituições portuguesas e norte-americanas de modo a incrementar a rede de conhecimentos entre os dois países, facilitando assim o desenvolvimento de parcerias institucionais.

Bolsas para estágios de investigação nos EUA – para estágios com a duração de um ou dois semestres

Bolsas para estágios com a duração de um semestre académico (quatro meses) ou dois semestres académicos (oito ou nove meses), nas seguintes áreas:

• Ciências exatas e naturais

• Ciências da engenharia e tecnologias

• Ciências médicas e da saúde

• Ciências agrárias

• Ciências sociais

• Humanidades

Benefícios da Bolsa FLAD para Estágios nos EUA

• Financiamento até ao valor máximo de EUR € 1.500/mês, sendo o valor atribuído pela Fundação Luso-Americana com base na análise da estimativa de custos apresentada pelo candidato e nos indicadores de custo de vida da região em causa.
    Serão aceites candidaturas individuais ou institucionais, de acordo com os requisitos abaixo indicados.

Nas candidaturas individuais à Bolsa FLAD para Estágios nos EUA, os candidatos devem:

• Ter nacionalidade portuguesa ou serem residentes em Portugal;
    • Ter a Licenciatura concluída à data da candidatura;
    • Dominar a língua inglesa;
    • Ser mestrandos, doutorandos, professores ou investigadores de instituições portuguesas de ensino superior e/ou centros de investigação;
    • Ter prova da concordância da instituição onde pretendem estagiar relativamente ao projeto a desenvolver e às respetivas datas de estadia;
    • Apresentar duas cartas de recomendação da instituição portuguesa a que estão vinculados a apoiar o projeto a desenvolver no âmbito da bolsa;
    • Apresentar orçamento discriminando os custos e as fontes de financiamento a que concorreu ou irá concorrer para a estadia nos EUA.

Nas candidaturas institucionais, provenientes de instituições de ensino superior e/ou de investigação, ou organizações não governamentais sem fins lucrativos, deve ser indicado o nome da pessoa e do departamento/faculdade/instituto responsável.

Como concorrer:
    A candidatura deverá obrigatoriamente ser apresentada em formulário on-line. Candidate-se aqui.

PRAZOS PARA APRESENTAÇÃO DE PEDIDOS

Projetos com início entre 1 de Janeiro e 30 de Junho:
    – Candidaturas até 30 de Outubro do ano anterior
    – Resultados até 31 de Dezembro do ano anterior

Projetos com início entre 1 de Julho e 31 de Dezembro:
    – Candidaturas até 30 de Abril do mesmo ano
    – Resultados até 30 de Junho do mesmo ano