Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsas para Certificado em Estudos Afro-Latino-Americanos do ALARI-Hutchins Center

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Estados Unidos

Bolsas, Ciências Humanas e Sociais, Estudos Afro-Americanos, Estudos Latino-Americanos

O Instituto de Pesquisas Afro-Latino-Americanas do Hutchins Center, Universidade de Harvard, tem o prazer de divulgar a oferta de 50 bolsas parciais ou 10 bolsas integrais para o "Certificado em Estudos Afro-Latino-Americanos". Este financiamento de 50% ou 100% do custo da matrícula é parte de uma iniciativa para facilitar o acesso ao conhecimento sobre estudos afro-latino-americanos.

O "Certificado em Estudos Afro-Latino-Americanos" é formado por uma série de cursos na modalidade virtual, de desenvolvimento profissional, dedicados ao estudo das experiências, histórias, contribuições e desafios da população afrodescendente na América Latina, desde a época colonial até o presente. Dos 10,7 milhões de africanos que chegaram ao Novo Mundo nos navios do infame comércio de escravos, quase dois terços foram para as colônias controladas por Espanha e Portugal. O campo dos Estudos Afro-Latino-Americanos se desenvolveu em conjunto com uma variedade de movimentos sociais, culturais e políticos sobre raça, que, aproveitando-se dos processos de democratização levados a cabo a partir dos anos 80, transformaram o modo como os latino-americanos pensam sobre sua região, sua cultura e sua história. Esses movimentos têm desafiado os discursos tradicionais acerca de raça e nação e têm exigido novas leis e políticas no combate à discriminação racial. Os instrumentos legais que proíbem a discriminação e reconhecem a natureza multirracial e multiétnica das sociedades latino-americanas proliferaram. As iniciativas, políticas e demandas de todos esses atores impactam a pesquisa e o ensino no campo dos Estudos Afro-Latino-Americanos. O Certificado visa facilitar o acesso a esse rico conhecimento, bem como oferecer ferramentas valiosas para educadores, ativistas e funcionários públicos preocupados com questões de justiça racial.

Os cursos são oferecidos por uma equipe internacional de estudiosos reconhecidos, que contribuíram substancialmente para o desenvolvimento do campo dos Estudos Afro-Latino-Americanos. Os cursos são destinados a estudantes, ativistas, funcionários públicos, acadêmicos e ao público em geral, particularmente na América Latina. As aulas são em espanhol e português e os participantes que completarem o trabalho exigido receberão um certificado emitido pelo Instituto de Pesquisas Afro-Latino-Americanas. O curso leva seis meses para ser concluído e tem uma carga acadêmica de 6 horas por semana.

Nota-se que este curso não outorga créditos e nem implica na obtenção de nenhum título académico da Universidade de Harvard. Tampouco constitui-se a possibilidade de se conseguir expedientes acadêmicos da Universidade de Harvard pelo trabalho realizado.

Critério para seleção de bolsistas:
Vai ser dada preferência aos seguintes grupos:

• Estudantes de graduação;
  • Ativistas;
  • Sociedade Civil;
  • Estudantes de pós-graduação.

As candidaturas devem ser preenchidas on-line e enviadas antes de 30 de junho de 2020, pelo seguinte endereço: https://forms.gle/mrv4fq7QEEZLTw3F7

Mais informações no site do Hutchins Center for African and African American Research