Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsas do Programa Internacional de Doutoramento em Estudos Comparatistas (PhD-COMP / U.Lisboa)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas, Doutoramento, Estudos Comparatistas

O Programa Internacional de Doutoramento em Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (PhD-COMP) foi seleccionado no âmbito do concurso para financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (FCT) e, de acordo com a Adenda de 16 de Novembro de 2018, foram-lhe atribuídas cinco bolsas de doutoramento para a edição de 2019/2020. No âmbito daquele concurso, cabe à Comissão Directiva do Programa de Doutoramento seleccionar os estudantes que usufruirão das bolsas financiadas pela FCT, sendo os contratos de bolsa de doutoramento celebrados directamente com a FCT. A concessão das bolsas a concurso encontra-se dependente da recepção da documentação exigida e da disponibilidade orçamental da entidade financiadora. Assim, de acordo com a legislação e a regulamentação aplicável e em vigor, a Comissão Directiva do PhD-COMP abre concurso para a selecção de cinco bolseiros de doutoramento.

Bolsas de Doutoramento

O PhD-COMP abre concurso para a atribuição de cinco bolsas de doutoramento nacionais, financiadas por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (FCT/MCTES).

Área Científica: Estudos Comparatistas

Período de Apresentação de Candidaturas

O concurso está aberto entre 10 de Fevereiro e 10 de Junho de 2019.

Candidatos

Nos termos conjugados do art.º 5.º e n.º 1 do art.º 14º.º, ambos do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, podem candidatar-se:

• cidadãos nacionais;
  • cidadãos de outros estados membros da União Europeia e de estados terceiros com os quais Portugal tenha celebrado acordos de reciprocidade;
  • cidadãos de outros estados terceiros, uma vez que está previsto um método de selecção que contempla a realização de uma entrevista individual.

Os candidatos devem ser detentores de grau académico necessário ao ingresso em ciclo de estudos conducentes à obtenção do grau académico de doutor, conforme indicado nos requisitos de candidatura.

Não são elegíveis os cidadãos que já tenham beneficiado, para o mesmo fim, de bolsas de idêntico tipo das colocadas agora a concurso, caso estas tenham sido directamente financiadas pela FCT. São elegíveis estudantes que estejam já a frequentar o programa doutoral PhD-COMP, desde que não tenham sido selecionados para uma bolsa no âmbito dos concursos dos Programas de Doutoramento da FCT nem tenham usufruído de uma bolsa de doutoramento ou doutoramento em empresas diretamente financiada pela FCT.

Requisitos de candidatura

Os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos:

• Grau de Mestre em Humanidades ou Ciências Sociais;
  • Na ausência de (1), outro grau académico (Mestrado ou Licenciatura), e CV considerado relevante e adequado pela Comissão Directiva do PhD-COMP para o desenvolvimento de investigação avançada em Estudos Comparatistas;
  • Bom conhecimento de três línguas (Inglês incluído).

Candidaturas

Para efectuar o processo de candidatura, o qual se realiza exclusivamente on-line , o candidato deverá aceder ao Portal de Candidaturas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa:

Mais informações: http://phdcomp.letras.ulisboa.pt/call-for-applications-2019-2020/