Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Local de trabalho: Instituto de História Contemporânea — Pólo da NOVA FCSH
Instituição: Instituto de História Contemporânea

Resumo:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de três (3) Bolsas de Investigação Pós-Doutoral no âmbito do Instituto de História Contemporânea com a referência UIDB/04209/2020 (2 bolsas) UIDP/04209/2020 (1 bolsa), financiadas por fundos nacionais através da FCT/MCTES (PIDDAC).

Ao longo dos três anos de duração máxima da bolsa, cada um dos bolseiros/as deverá executar um projeto de investigação no domínio da História, mas que poderá também articular o domínio da História com o de outras áreas científicas. O projeto terá que se situar no âmbito da História Contemporânea, para estes efeitos entendendo-se o período contemporâneo como aquele que medeia entre o presente e os finais do século XVIII, mas poderá também combinar o estudo do período contemporâneo com o de períodos anteriores. O projeto não tem que se cingir ao estudo da realidade histórica portuguesa ou ao estudo da realidade histórica de países de língua oficial portuguesa. O bolseiro/a não tem que ter competências no domínio da língua portuguesa, mas deverá adquirir as mesmas durante o período da bolsa.

A temática específica do projeto será definida pelos próprios bolseiros/as na proposta de investigação que deverá constar desta candidatura, nos termos definidos por este edital. A temática específica terá que se situar em um ou mais dos seguintes campos: História Económico-Social; História Económica; História do Pensamento Económico; Economia Política. O projeto poderá ainda articular os campos referidos com outros, nomeadamente: História dos Movimentos Sociais; História Ambiental; Estudos sobre Ciência e Tecnologia

Área Científica: História Contemporânea

Valor da bolsa: 1 600 € + Seguro Social Voluntário.

Duração da bolsa: 12 meses (renovável até 36 meses).

Todas as informações: EDITAL (PDF)