Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsas de Investigação para doutoramento do ILCML

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas de investigação, Doutoramento, Estudos Culturais, Estudos Interculturais, Literatura

Ao abrigo do Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT (RBI) e do Estatuto do Bolseiro de Investigação (EBI), o Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (ILCML – FLUP) tem aberto, entre o dia 7 de julho e o dia 10 de setembro de 2021, um concurso para atribuição de 2 (duas) Bolsas de Investigação para estudantes já inscritos, ou que satisfaçam as condições necessárias para se inscreverem no Curso de Doutoramento em Estudos Literários, Culturais e Interartísticos:

• BOLSA 1 – “Inter/Transculturalidades” Através da bolsa para o desenvolvimento de investigação na área “Inter/Transculturalidades” pretende-se acolher um projeto que se proponha realizar um estudo que contribua para responder a questões de investigação no que toca, nomeadamente, ao modo como a literatura constrói e/ou reflete pensamentos e discursos críticos sobre um mundo multilingue e multicultural globalizado ou o modo como a literatura (e outras artes) contribui para preservar o património cultural e renovar imaginários, como forma de resistir à uniformidade e articular o local e o global. Entendendo a literatura (também) como um meio de questionamento das sociedades contemporâneas e tendo em conta que alguns dos processos que provocam uma redefinição dos imaginários culturais são mecanismos de hibridização inter-e transcultural, serão de interesse projetos que explorem conceitos como dialogismo, transculturalidade, periferia, fronteira, margem, inclusão (entre outros).

• BOLSA 2 –“InterSexualidades” Através da bolsa para o desenvolvimento de investigação na área “InterSexualidades”, pretende-se acolher um projeto que contribua para uma reflexão crítica sobre as relações políticas e de poder desenvolvidas na literatura, na cultura e nas artes, a partir das perspetivas fornecidas pelas teorias contemporâneas sobre o género, o sexo e as sexualidades. Favorecer-se-á uma abordagem intersecional da categoria de género, cruzada com questões de raça, de classe, de sexualidade, de nacionalidade ou outras. Serão ainda de interesse estudos que reflitam, em termos estéticos e éticos, sobre questões ligadas ao(s) corpo(s); às performatividades; às identidades e às sexualidades; representação e representatividade. Serão também tomados em consideração estudos ligados ao cruzamento entre a Literatura, as Artes e as Ciências, nomeadamente reflexões críticas sobre questões ecológicas ou problemáticas do pós-humano, se cruzadas com perspetivas feministas ou de género

O plano de investigação para doutoramento, requerido na candidatura à bolsa, deve inscrever-se, obrigatoriamente, numa destas duas áreas de investigação da Unidade I&D Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa.

Consulte todas as informações no Aviso de Abertura.

Fonte: ILCML