Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Bolsas de investigação do Ibero-Amerikanisches Institut ― IAI

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Alemanha

Bolsas, Estudos Ibero-Americanos, Estudos Latino-Americanos, Media

O Ibero-Amerikanisches Institut (IAI, Instituto Ibero-Americano) concede a cada ano entre dez e doze bolsas para estadia de investigação de um a dois meses em Berlim. Seu objetivo é proporcionar aos bolsistas a possibilidade de avançar em projetos inovadores vinculados com a linha de investigação do IAI, participar em um diálogo interdisciplinar com os investigadores do Instituto e com outros investigadores visitantes, utilizar os fundos e as coleções especiais do Instituto, apresentar e discutir os resultados de seus trabalhos em nosso colóquio de investigação e manter contato com colegas na Alemanha. A concessão das bolsas de estudo se realiza através de uma chamada para o concurso anual por parte do Instituto Ibero-americano.

Para 2021, serão considerados projetos relacionados à América Latina e Caribe que se dediquem à análise do campo temático Medialidade / Intermedialidade a partir das perspetivas da antropologia cultural e social, arqueologia, história, ciências sociais e estudos literários e culturais. Exemplos:

• a encenação mediática de poder e status;
  • a expressão midiática dos processos de transformação e reações à mudança nos sistemas cognitivos de referência da cultura material;
  • a medialidade (arquitetônica, cromática, olfativa, sonora, etc.) dos espaços e situações;
  • a interdependência entre linguagem e medialidade;
  • a relação entre a linguagem e a prática medial;
  • a medialidade da linguagem e da escrita vs. a medialidade da linguagem escrita;
  • as ligações entre linguagem, imagem, som e medialidade;
  • representações literárias e performances;
  • as funcionalidades, interrelações e efeitos recíprocos entre diferentes mídias;
  • as correlações entre os formatos de mídia e as práticas individuais e sociais;
  • as relações entre a medialidade e a circulação do conhecimento;
  • as mídias digitais e a globalização cultural;
  • as mídias sociais, a comunicação eletrônica e a comunicação pela internet.

O requisito mínimo para apresentar uma candidatura é já ter o diploma de graduação e ter iniciado um doutorado no momento da aplicação. O valor mensal das bolsas é de 1.000,- € para pessoas com título universitário, 1.300,- € para pessoas com título de doutor ou qualificação equivalente e 600,- € para pessoas que não precisam uma bolsa completa devido a seus outros rendimentos. Além disso, disponibiliza-se uma ajuda para custos de viagem (no valor máximo de 800,- €).

O prazo de candidatura para as bolsas de estudo correspondentes ao ano 2021 expira em sexta-feira 14 de agosto de 2020.

A decisão sobre a concessão de bolsas de estudo para o ano de 2021 será realizada até ao final de outubro aproximadamente. Informaremos os candidatos sobre o resultado do processo de selecção por e-mail.

O Instituto Ibero-Americano é uma instituição de orientação interdisciplinar voltada para o intercâmbio científico e cultural com a América Latina, o Caribe, a Espanha e Portugal. O Instituto abriga um arquivo de conhecimento cujo principal destaque é a maior biblioteca europeia especializada no espaço cultural ibero-americano. O Instituto foi fundado em 1930 (História) e hoje está sediado no Kulturforum, em Berlim, na Potsdamer Straße. Desde 1962, o IAI é uma instituição da Fundação do Patrimônio Cultural Prussiano (Stiftung Preußischer Kulturbesitz - SPK).

Mais informações: http://www.iai.spk-berlin.de/pt/bolsas.html.