Quinta-feira, 13 de Agosto de 2020
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsas de Cientista Convidado do IILP (BCC do IILP) 2020

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor

Bolsas, Língua, Linguística, PLNM, Programas

O Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP) seleciona dois bolsistas para o Programa de Bolsas de Cientista Convidado (BCC do IILP), com base na contribuição extraordinária concedida por Portugal para esse efeito. Podem candidatar-se ao programa cidadãos nacionais de qualquer país de língua oficial portuguesa, detentores do grau de Doutoramento ou Mestrado em áreas relevantes à missão do IILP.  O prazo máximo para o envio de candidaturas é o 10 de agosto de 2020.

   Áreas de Trabalho:

  • Didática do Português como Língua não Materna (PLNM);
  • Desenvolvimento Curricular em PLNM;
  • Desenvolvimento de materiais de PLNM para plataformas digitais;
  • Formação de formadores de PLNM;
  • Terminologia.

As bolsas atribuídas ao abrigo do presente regulamento, designadas Bolsa de Cientista convidado do IILP (BCC do IILP), têm por propósito o apoio ou a coordenação de projetos de investigação considerados relevantes para a missão do IILP que os bolseiros selecionados identifiquem e se proponham desenvolver.

Será dada prioridade a candidaturas que visem o desenvolvimento do projeto PPPLE – Portal do Professor de Português Língua Estrangeira (Edital 1) e  o desenvolvimento do projeto Corpus CPLP – Corpus Pluricêntrico da Língua Portuguesa (Edital 2).

Requisitos de admissão: Ser cidadão de um Estado-Membro da CPLP. Ter Mestrado / Doutoramento em área científica relevante para a missão do IILP.

Plano de trabalhos: Os bolseiros selecionados participarão em projetos do IILP ou coordenarão projetos de investigação considerados relevantes para a missão do IILP que identifiquem e se proponham desenvolver.

Local de realização da bolsa: Preferencialmente na sede da organização, na cidade da Praia, em Cabo Verde, sob supervisão do Conselho Científico do IILP (cf. Regulamento).

Duração das bolsas: 12 meses.

Renovação: Não renovável.

Condições Financeiras da Bolsa: Aos candidatos selecionados será atribuído:

  • Um subsídio mensal, pelo período de duração do contrato de bolsa, de acordo com o grau académico de que é detentor (Mestrado – 1.800,00€ / Doutoramento – 2.000,00€);
  • Viagem no percurso local de origem - Cidade da Praia (Cabo Verde), no início e no fim do período de concessão da bolsa;
  • Subsídio para seguro de saúde.

Métodos de seleção: Avaliação documental. Realizar-se-á uma entrevista por meios digitais aos candidatos, se o júri a entender relevante para o processo de seleção.

Mais informações nos editais em anexo e na página do IILP.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas