Bolsas da Fundação Slicher Van Bath De Jong 2025
Data de abertura: ⋅ Data de encerramento: ⋅ Países: Holanda
O Centro de Estudos e Documentação Latino-Americanos (CEDLA) da Universidade de Amesterdão divulga a abertura do período de candidaturas para a bolsa da Fundação Slicher Van Bath De Jong 2025, destinada à promoção do estudo e da pesquisa da história da América Latina.
O objetivo da Fundação é promover o estudo e pesquisa da história da América Latina entre os anos 1500 e 1940, através do apoio financeiro para a pesquisa histórica de jovens investigadores (de preferência com menos de 35 anos).
Os candidatos à bolsa de estudos devem estar realizando os seus estudos de doutoramento ou continuar o possuir o doutoramento e pretender continuar desenvolvendo uma investigação futura.
Os candidatos à bolsa de estudos devem ser estudantes na área de História que estejam vinculados a uma universidade na Europa ou na América Latina.
Os candidatos devem ter nacionalidade europeia ou serem nacionais de Estados da América Latina e residirem nesses territórios. Entende-se por países latino-americanos aqueles em que o Português e o Espanhol são línguas oficiais.
A bolsa destina-se à investigação em arquivos e bibliotecas. A bolsa tem duração máxima de um ano. Após a adjudicação será entregue 75% da bolsa de estudos; 25% restante é entregue após a aprovação do relatório final.
A cada ano, o Fundo SVB-DJ concede, no mínimo, quatro bolsas de até 10.000 € para cada uma das pesquisas selecionadas.
Apresentação de candidaturas
As candidaturas devem incluir:
- Uma descrição da pesquisa, incluindo o planeamento e o orçamento; todos os custos deverão ser devidamente justificados (máximo de palavras 2000);
- Uma breve Curriculum Vitae;
- Uma carta de recomendação do supervisor da proposta de pesquisa;
O prazo para envio de candidaturas está aberto até o dia 15 de abril de 2025.
As candidaturas devem ser enviadas para o endereço secretariaat-cedla@uva.nl.
Mais informações (em inglês, espanhol e holandês) estão disponíveis no site do CEDLA.