Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

Bolsa de Investigação no âmbito do projeto "TRANSMAT"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Bolsas de investigação, Ciências Sociais, História

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação no âmbito do projeto “TRANSMAT – Materialidades Transnacionais (1830-1930): documentar coleções e conectar histórias” (PTDC/FER-HFC/2793/2020), financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia, nas seguintes condições:

Área Científica: História / Ciências Sociais

Requisitos de admissão:

Podem candidatar-se cidadãos nacionais, de outros estados membros da União Europeia e de estados terceiros, detentores de título de residência válido ou beneficiários do estatuto de residente de longa duração, nos termos previstos na Lei n.º 23/2007, de 4 de julho, alterada pela Lei n.º 28/2019, de 29 de março ou com os quais Portugal tenha celebrado acordos de reciprocidade.

Inscrição num programa curricular conferente de grau, visando a consolidação da sua formação científica através do desenvolvimento de trabalhos de investigação conducentes à obtenção do respetivo grau académico integrado ou não em projetos de I&D.

Fatores preferenciais: será dada preferência a candidatos que possuam:

• Experiência de investigação em história;
  • Experiência na organização, registo e inventariação de coleções museológicas;
  • Experiência na produção de suportes digitais para a promoção de conteúdos;
  • Experiência em trabalho de equipa em contexto de projetos multidisciplinares.

Espera-se dos candidatos perseverança, iniciativa, autonomia, muito boa capacidade de organização e de comunicação falada e escrita, bem como capacidade de trabalhar em equipa.

O(a) candidato(a) irá integrar a equipa do projeto «TRANSMAT – Materialidades Transnacionais (1830-1930): documentar coleções e conectar histórias», sob coordenação do IHC - Polo da Universidade de Évora. A sua atividade irá focar-se nas coleções do Museu Municipal Santos Rocha, mais especificamente na identificação de objetos e acervos transnacionais, bem como na documentação histórica associada. O trabalho será coordenado e orientado pelo Investigador Responsável (IR), através de reuniões regulares com vista à realização das seguintes tarefas:

1. revisão da literatura sobre a história do museu e das suas coleções transnacionais;
  2. identificação de fontes históricas associadas à formação de coleções e aos percursos do(s) objeto(s) no arquivo histórico do museu, arquivos nacionais, locais e/ou arquivos privados;
  3. registo fotográfico e registo das condições de conservação e armazenamento de objetos e coleções;
  4. documentação da proveniência e percursos de objetos, sistematização de dados;
  5. elaboração de um catálogo de objetos/coleção;
  6. apresentação pública do trabalho no workshop a organizar pelo TRANSMAT;
  7. a produção de um artigo científico em conjunto com o Investigador Responsável ou com outros membros da equipa do projeto.

O trabalho será desenvolvido no Museu Municipal Santos Rocha, sob a orientação científica da Doutora Elisabete Pereira, Investigadora Responsável pelo TRANSMAT, com o apoio da Professora Doutora Maria de Fátima Nunes (co-IR) e da equipa do museu, nomeadamente da Dr.ª Ana Margarida Ferreira e da Dr.ª Ana Paula Cardoso, igualmente membros do projecto.

A bolsa terá a duração de 18 meses, com início previsto em setembro de 2021.

O concurso encontra-se aberto no período de 21 de junho a 2 de julho de 2021 e os resultados da seleção serão publicados até 9 de julho de 2021.

Mais informações no portal Eracareers (Referência: BI_LIC_IHC_TRANSMAT_bolsa 1).