Sexta-feira, 19 de Abril de 2024
Financiamento/bolsas/emprego

8ª Convocatória dos Prémios para Ensaio Casa África

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor, Macau, Espanha

Prémios, Estudos Africanos

A Casa África convoca, pelo oitavo ano consecutivo, os Prémios para Ensaio sobre temas africanos Casa África, com os quais pretende reconhecer, incentivar e divulgar ensaios originais e inéditos, que contribuam para um melhor conhecimento do continente africano.
 
O tema da 8.ª edição do prémio é O Papel da Mulher em África. Este prémio pretende valorizar o papel fundamental da mulher africana em todos os contextos. Como chefe de família que se responsabiliza pelo tecido comunitário e social, mantendo a coesão do seu povo. Como principal operadora da economia informal e também como membro dos conselhos de administração e das direções de empresas que inovam, triunfam e se internacionalizam. Na tecnologia, que não coloca barreiras de género e que é tão necessária para o desenvolvimento africano. Na cultura e nas artes, como criadoras, inspiradoras e preservadoras de manifestações de todo o tipo. Nos portos, desde a estiva à gestão. Na política, com várias presidentes já inscritas nos anais da História e com líderes e “progressistas” que têm mudado a política e a história há vários séculos. Nos processos de construção de paz e resolução de conflitos. Na agricultura, na saúde, na educação. Representadas nos meios e fazendo comunicação. No desporto. Em todos os âmbitos e papéis, alcançando com o seu envolvimento em todas as áreas possíveis, que o continente avance e se capacite.
 
Poderá candidatar-se qualquer pessoa singular, maior de 18 anos, de qualquer nacionalidade e residente em qualquer país. Apenas se admitirá um ensaio por autor. Um mesmo ensaio poderá estar assinado por vários autores, em cujo caso cada um deles deverá apresentar a documentação solicitada. Os vencedores das convocatórias anteriores não poderão participar nesta edição.
 
Os ensaios devem ser originais, inéditos e não devem ter sido premiados nem estar a aguardar o veredicto de outros certames ou concursos. Os participantes deverão garantir que não há direitos de terceiros sobre os ensaios apresentados, e que serão responsáveis por quantas reclamações se possam formular a esse respeito.
 
Os ensaios podem ser apresentados em qualquer das seguintes línguas: espanhol, inglês, francês ou português.
 
Será concedido um único prémio com uma quantia 2.000 euros. Os autores autorizam e cedem todos os seus direitos à Casa África para que prepare uma primeira edição até 1.000 exemplares do trabalho premiado e para que permita o seu acesso livre, através da página web da Casa África.
 
O prazo para o envio dos ensaios e da documentação exigida termina a 31 de julho de 2016.
 
Mais informações: http://www.casafrica.es/po/agenda_europa_africa.jsp?DS26.PROID=888471

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas