Segunda-feira, 22 de Abril de 2024

INCM Eventos

Apresentação do livro O sabor da água da chuva e outras memórias da amiga perfeita, de Joaquim Arena

18 Abr 2024 | Centro Cultural de Cabo Verde, Rua de São Bento, Lisboa | 18:30 | Entrada Livre

A Imprensa Nacional-Casa da Moeda tem o gosto de convidar para a apresentação do livro O Sabor da Água da Chuva e Outras Memórias da Amiga Perfeita, de Joaquim Arena. Obra distinguida com o Prémio Literário Arnaldo França 2022.

A sessão será apresentada pela Prof.ª Inocência Mata e conta com a presença do autor e de Duarte Azinheira, administrador executivo da INCM, no dia 18 de abril, pelas 18h30, no Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa.

https://imprensanacional.pt/agenda/apresentacao-do-livro-o-sabor-da-agua-da-chuva-e-outras-memorias-da-amiga-perfeita-de-joaquim-arena/

Apresentação do livro O Ciclo da Baleia

12 Abr 2024 | Museu dos Baleeiros, Rua dos Baleeiros, Lajes do Pico, Portugal | 20:30 - | Entrada Livre

Dificilmente poderia haver local mais apropriado do que o Museu dos Baleeiros, em Lages do Pico, para apresentar o livro O Ciclo da Baleia, do escritor açoriano José Dias de Melo, cujas obras tiveram por núcleo temático a experiência de vida do homem açoriano, particularmente a do baleeiro picoense.

Uma cuidada edição da Imprensa Nacional, coordenada por Luiz Fagundes Duarte, que estará presente no evento, e que reúne os livros: Mar Rubro. Baleeiros do Pico (1958), Pedras Negras (1964) e Mar pela Proa (1976), de José Dias de Melo.

https://imprensanacional.pt/agenda/apresentacao-do-livro-o-ciclo-da-baleia/

Apresentação do livro Secularização, Genealogias, Modelos e Debates, de Jorge Botelho Moniz

09 Abr 2024 | Universidade Lusófona - Centro Universitário Lisboa, Campo Grande, Lisboa, Portugal | 18:45 - | Entrada Livre

O livro Secularização, Genealogias, Modelos e Debates, de Jorge Botelho Moniz, integra a coleção Estudos de Religião, com a coordenação científica do CITER – Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião, da UCP – Universidade Católica Portuguesa.

Qual o lugar da religião nas sociedades modernas, marcadas pela diversidade cultural? Esta apresentação procura também responder a esta e a muitas outras perguntas.

https://imprensanacional.pt/agenda/apresentacao-d-o-livro-secularizacao-genealogias-modelos-e-debates-de-jorge-botelho-moniz/

Prémio Literário Fundação Inês de Castro 2023

23 Mar 2024 | Hotel Quinta das Lágrimas, Coimbra | 16:00 - | Entrada Livre

Rita Taborda Duarte, com o livro Não Desfazendo, venceu o Prémio Literário Fundação Inês de Castro, 2023, que vai ser entregue no próximo sábado, dia 23 de março, às 16.00h, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra. Poeta, crítica literária, professora, Rita Taborda Duarte tem cerca de uma vintena de obras editadas, entre poesia e literatura para a infância.
Não Desfazendo reúne os seus vinte e cinco anos de poesia e inclui um livro inédito: Uma Pedra na Boca. É para a Imprensa Nacional um privilégio ser a editora do livro premiado.

https://imprensanacional.pt/agenda/premio-literario-fundacao-ines-de-castro-2023/

Apresentação do livro A Invenção do Canto e Outros Versos, da nova série da coleção Plural Letra Poema

14 Mar 2024 | R. das Carmelitas 144, 4050-161 Porto | 21:00 - | Entrada Livre

Quem pode não conhecer Carlos Tê e as letras e poemas de tantas canções que fazem parte das nossas vidas? A Invenção do Canto e Outros Versos, livro que integra a coleção «Letra Poema», da Imprensa Nacional, reune tantas dessas letras e poemas, e é apresentado na Livraria Lello, no Porto, dia 14 de março, às 21 horas. Aqui fica o convite.

https://imprensanacional.pt/agenda/apresentacao-do-livro-a-invencao-do-canto-e-outros-versos-da-nova-serie-da-colecao-plural-letra-poema/

 

Apresentação do novo catálogo do Museu Medeiros e Almeida

13 Mar 2024 | Museu Medeiros e Almeida Rua Mouzinho da Silveira, 6 | 18:30 - | Entrada Livre

A Imprensa Nacional e a Fundação Medeiros e Almeida, em parceria, apresentam o livro Museu Medeiros e Almeida — Coleção de Artes Decorativas, que constitui o catálogo, atualizado, do Museu. Este evento é sempre uma oportunidade para revisitar o Museu e o seu riquíssimo património.

https://imprensanacional.pt/agenda/apresentacao-do-novo-catalogo-do-museu-medeiros-e-almeida/

 

 


 

Apresentação do livro João de Deus Vida, em Silves

08 Mar 2024 | Auditório Francisco Vargas Mogo, São Bartolomeu de Messines | 18:00 - | Entrada Livre

Silves, cidade a que está ligado, acolhe a apresentação do livro João de Deus Vida, de José Alberto Quaresma, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Silves, com a participação da Imprensa Nacional, que edita este livro fruto de uma notável investigação e estudo do seu autor.

https://imprensanacional.pt/agenda/apresentacao-do-livro-joao-de-deus-vida-em-silves/

 

Apresentação do livro O Essencial sobre José Saramago – Nova data

26 Fev 2024 | R. dos Bacalhoeiros 10, 1100-135 Lisboa, Portugal | Entrada Livre

Será possível dizer em poucas palavras o essencial sobre José Saramago?
Sim, Carlos Reis e Sara Grünhagen fizeram-no, no livro O Essencial sobre José Saramago, da coleção «O Essencial sobre», da Imprensa Nacional, onde escrevem sobre a singularidade do escritor, a sua condição de cidadão e de homem político.

Juntem-se a nós na apresentação do livro, dia 26 de fevereiro, às 18h30, na Fundação José Saramago, em Lisboa.

https://imprensanacional.pt/agenda/apresentacao-do-livro-o-essencial-sobre-jose-saramago-nova-data/

Apresentação do primeiro livro da nova série da Coleção Plural – Letra Poema

24 Fev 2024 | R. da Praia de Pedrouços 76, 1400-280 Lisboa | Entrada Livre

Esta nova coleção Plural Letra Poema, inaugurada com o livro Razão de Ser e Outras Letras de João Monge, autor de letras (ou de poemas ?) para músicas tão bem conhecidas de tantos nós, está a marcar o ano editorial de 2024 da Imprensa Nacional.

Uma apresentação única, num local especial, onde tantos músicos ensaiaram canções. Com a presença de João Monge.

https://imprensanacional.pt/agenda/apresentacao-do-primeiro-livro-da-nova-serie-da-colecao-plural-letra-poema/

 

Apresentação do Plano Editorial da Imprensa Nacional para 2024

19 Fev 2024 | Rua da Escola Politécnica 135, Lisbon, Portugal | Entrada Livre

No próximo dia 19 de fevereiro, pelas 18 horas, será apresentado, na Biblioteca da Imprensa Nacional, o Plano Editorial para 2024, onde serão anunciados os principais eixos programáticos e os projetos mais relevantes da editora pública portuguesa.

https://imprensanacional.pt/agenda/apresentacao-do-plano-editorial-da-imprensa-nacional-para-2024/

 

 

Livros em pdfApresentação do livro Olhares Cruzados Francófonos e Portugueses, em Paris

08 Fev 2024 | Paris

O livro Olhares Cruzados Francófonos e Portugueses de Marie-Isabelle Vieira foi apresentado no Consulado-Geral de Portugal em Paris.

A coleção «Comunidades Portuguesas» da Imprensa Nacional atravessa fronteiras.

https://imprensanacional.pt/agenda/apresentacao-do-livro-olhares-cruzados-francofonos-e-portugueses-em-paris/

 

Livros em pdf

A Imprensa Nacional e o IPO Lisboa juntaram-se para celebrar o centenário desta instituição

05 Fev 2024 | Rua da Escola Politécnica no 135, 1250-100 Lisboa | Entrada Livre

Um dos eventos para assinalar a efeméride, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, é a publicação do livro “O Essencial sobre o IPO Lisboa”, de Helena Silva, que será apresentado por Francisco George, no dia 5 de fevereiro, às 18h, na Biblioteca da Imprensa Nacional, com as presenças de Eva Falcão, Presidente do IPO Lisboa, e Duarte Azinheira, do Conselho de Administração da INCM.

https://imprensanacional.pt/agenda/a-imprensa-nacional-e-o-ipo-lisboa-juntaram-se-para-celebrar-o-centenario-desta-instituicao/

 

 

Apresentação do livro 25 de Abril de 1974 – Noticiar a liberdade

18 de janeiro de 2024 | Cinema São Jorge, Avenida da Liberdade, Lisboa, Portugal | Horário: 20:00 - | Entrada Livre

Dia 18 de janeiro, às 20 horas, na Sala Manuel de Oliveira, no Cinema São Jorge, em Lisboa, vai ser apresentado o livro 25 de Abril de 1974 – Noticiar a liberdade, coordenado por Rui Cardoso e editado pela Imprensa Nacional, numa parceria com o Clube dos Jornalistas.

No ano em que se completam 50 anos sobre o 25 de Abril de 1974, publicamos os testemunhos de duas dezenas de jornalistas que antes, durante e depois do 25 de Abril de 1974, viveram o fim da ditadura e o regresso de Portugal à democracia, e revisitamos lugares como os estúdios da Rádio Renascença e do Rádio Clube Português, o Terreiro do Paço, o Largo do Carmo, as portas de Caxias, as redações e as ruas de Lisboa.

https://imprensanacional.pt/agenda/apresentacao-do-livro-25-de-abril-de-1974-noticiar-a-liberdade/

Apresentação do livro Biografias no Feminino: Mulheres Escritoras. Retratos com Sombras. Dispersos e Inéditos, de Maria Ondina Braga

12 de janeiro de 2024 | Av. Central 61, 4710-228 Braga, Portugal | Horário: 18:00 - | Entrada Livre

A Imprensa Nacional e a Câmara Municipal de Braga apresentam no dia 12 de janeiro, às 18 horas, no Salão Nobre do Museu Nogueira da Silva, em Braga, o segundo volume das Obras Completas de Maria Ondina Braga, o livro Biografias no Feminino: Mulheres Escritoras, Retratos com Sombras e Dispersos e Inéditos, com edição e prefácio de Isabel Cristina Pinto Mateus e Claire Williams.

A apresentação do livro vai estar a cargo de Helena Vasconcelos, crítica literária e jornalista do Público, e de Margarida Pereira, da Universidade do Minho, e contará com um momento musical de Luís Pipa, que tocará ao piano excertos da peça Ondina, a partir de Ondine de Ravel e de Debussy.

Esta sessão contará com as presenças de Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, e de Duarte Azinheira, Administrador da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

https://imprensanacional.pt/agenda/apresentacao-do-segundo-volume-das-obras-completas-de-maria-ondina-braga-em-braga/

Livros em pdf

Concerto-Conferência, centenário da biblioteca

14 Dez 2023 | Rua da Escola Politécnica 135, Lisboa | Entrada Livre

Iniciativa integrada nas comemorações do centenário da «Sala António José de Almeida», onde se encontra a biblioteca da Imprensa Nacional.

O concerto «De um ideário de igualdade», por Melleo Harmonia, contará com obras de Astor Piazzolla (1921-1992), Paulo Jorge Ferreira (1966), Eddy Flecijn (1962) e Anatoly Kusyakov (1945-2007).

Seguir-se-á, para encerramento, a conferência de Carlos Vargas, com uma reflexão sobre as políticas culturais, ontem e hoje.

https://imprensanacional.pt/agenda/concerto-conferencia-centenario-da-biblioteca/

Audiolivros

Apresentação | Livro infantojuvenil «Quem te avisa teu amigo é»

12 Dez 2023 | El Corte Inglés, Avenida António Augusto de Aguiar, Lisboa | Entrada Livre

Quem te avisa teu amigo é, o novo conto infantojuvenil das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustração de Pedro Brito, e resultado da parceria entre a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) e o IPO de Lisboa, no âmbito da comemoração do centenário do Instituto. A apresentação vai ser a cargo de Duarte Azinheira, Administrador Executivo da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, de Eva Falcão, Presidente do Conselho de Administração IPO Lisboa, das autoras e do ilustrador.

https://imprensanacional.pt/agenda/livro-infantojuvenil-quem-te-avisa-teu-amigo-e-pretende-reforcar-literacia-em-saude-e-promover-habitos-de-vida-saudaveis/

 

Podcasts

Apresentação | Portugal Amordaçado da coleção «Obras de Mário Soares»

07 | Dez 2023 | Fundação Calouste Gulbenkian, Avenida de Berna, Lisboa | Entrada Livre

A Imprensa Nacional, chancela editorial da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), apresenta o vol. 1 da coleção «Obras de Mário Soares», Portugal Amordaçado — Depoimentos sobre os anos do fascismo, no próximo dia 7 de dezembro, pelas 18h30, numa sessão que decorre na Fundação Calouste Gulbenkian e em que participa o Presidente da República, o Presidente da Assembleia da República e o Primeiro-Ministro. A obra será apresentada por Jaime Gama. Neste dia, Mário Soares completaria 99 anos de idade.

https://imprensanacional.pt/agenda/apresentacao-portugal-amordacado-da-colecao-obras-de-mario-soare

 

Livros em pdf

Inauguração da exposição Identidades Partilhadas: Pintura espanhola em Portugal

30 Nov 2023 | Largo Dr. José Figueiredo 1, 1200-692 Lisboa | Entrada Livre

A Imprensa Nacional associa-se à exposição Identidades Partilhadas: Pintura espanhola em Portugal, que hoje inaugura no Museu Nacional de Arte Antiga, tendo produzido o respetivo Catálogo.

Comissariada por Joaquim Oliveira Caetano, diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, e Benito Navarrete, professor catedrático de história de arte na Universidade Complutense, integra as atividades culturais da Presidência Espanhola da União Europeia.

https://imprensanacional.pt/agenda/inauguracao-da-exposicao-identidades-partilhadas-pintura-espanhola-em-portugal/

 

Livros em pdfLançamento do livro O Essencial sobre Philip Roth

29 Nov 2023 | Imprensa Nacional, Rua da Escola Politécnica, 1250-100 Lisboa | Entrada Livre

O Essencial sobre Philip Roth, de Mário Avelar, é o livro n.º 150 da coleção «Essencial», da Imprensa Nacional, uma pequena grande coleção, diversa, que coloca a cultura no bolso de todos.Este título é apresentado no próximo dia 29 de novembro, pelas 18h30, na Biblioteca da Imprensa Nacional, em Lisboa, pelo Professor Edgardo Medeiros da Silva.

«Philip Roth e as personagens por ele concebidas numa cena histórica contemporânea surgem radicalmente ancoradas num espaço, Newark. Ali se reconhece a especificidade de tecidos sociais e étnicos — com óbvia incidência no microcosmo judaico — que, ao longo do tempo, foram (re)configurando o perfil daquele espaço. E, todavia, a sua obra transcende essas fronteiras geográficas, afirmando-se como uma alegoria crítica da sociedade americana do pós-guerra.»

https://imprensanacional.pt/agenda/lancamento-do-livro-o-essencial-sobre-philip-roth/

Livros em pdfApresentação | Obra Dramática Completa de Natália Correia

27 Nov 2023 | Rua António Maria Cardoso 54, Lisboa | Entrada livre

A Imprensa Nacional apresenta um livro ímpar: pela primeira vez em Portugal, reunimos todas as 14 obras dramáticas escritas por Natália Correia — algumas inéditas, outras impressas pela primeira vez —, e publicamos a Obra Dramática Completa de Natália Correia, uma edição coordenada por Armando Nascimento Rosa. Este é o nosso melhor contributo para a celebração do centenário do nascimento de Natália Correia, no ano que agora termina.

O livro será apresentado por Francesca Rayner e Fernando Dacosta.

https://imprensanacional.pt/agenda/apresentacao-obra-dramatica-completa-de-natalia-correia/