Domingo, 25 de Fevereiro de 2024

INCM Eventos

Apresentação do livro O Essencial sobre José Saramago – Nova data

26 Fev 2024 | R. dos Bacalhoeiros 10, 1100-135 Lisboa, Portugal | Entrada Livre

Será possível dizer em poucas palavras o essencial sobre José Saramago?
Sim, Carlos Reis e Sara Grünhagen fizeram-no, no livro O Essencial sobre José Saramago, da coleção «O Essencial sobre», da Imprensa Nacional, onde escrevem sobre a singularidade do escritor, a sua condição de cidadão e de homem político.

Juntem-se a nós na apresentação do livro, dia 26 de fevereiro, às 18h30, na Fundação José Saramago, em Lisboa.

https://imprensanacional.pt/agenda/apresentacao-do-livro-o-essencial-sobre-jose-saramago-nova-data/

Apresentação do primeiro livro da nova série da Coleção Plural – Letra Poema

24 Fev 2024 | R. da Praia de Pedrouços 76, 1400-280 Lisboa | Entrada Livre

Esta nova coleção Plural Letra Poema, inaugurada com o livro Razão de Ser e Outras Letras de João Monge, autor de letras (ou de poemas ?) para músicas tão bem conhecidas de tantos nós, está a marcar o ano editorial de 2024 da Imprensa Nacional.

Uma apresentação única, num local especial, onde tantos músicos ensaiaram canções. Com a presença de João Monge.

https://imprensanacional.pt/agenda/apresentacao-do-primeiro-livro-da-nova-serie-da-colecao-plural-letra-poema/

Apresentação do Plano Editorial da Imprensa Nacional para 2024

19 Fev 2024 | Rua da Escola Politécnica 135, Lisbon, Portugal | Entrada Livre

No próximo dia 19 de fevereiro, pelas 18 horas, será apresentado, na Biblioteca da Imprensa Nacional, o Plano Editorial para 2024, onde serão anunciados os principais eixos programáticos e os projetos mais relevantes da editora pública portuguesa.

https://imprensanacional.pt/agenda/apresentacao-do-plano-editorial-da-imprensa-nacional-para-2024/

Livros em pdfApresentação do livro Olhares Cruzados Francófonos e Portugueses, em Paris

08 Fev 2024 | Paris

O livro Olhares Cruzados Francófonos e Portugueses de Marie-Isabelle Vieira foi apresentado no Consulado-Geral de Portugal em Paris.

A coleção «Comunidades Portuguesas» da Imprensa Nacional atravessa fronteiras.

https://imprensanacional.pt/agenda/apresentacao-do-livro-olhares-cruzados-francofonos-e-portugueses-em-paris/

Livros em pdf

A Imprensa Nacional e o IPO Lisboa juntaram-se para celebrar o centenário desta instituição

05 Fev 2024 | Rua da Escola Politécnica no 135, 1250-100 Lisboa | Entrada Livre

Um dos eventos para assinalar a efeméride, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, é a publicação do livro “O Essencial sobre o IPO Lisboa”, de Helena Silva, que será apresentado por Francisco George, no dia 5 de fevereiro, às 18h, na Biblioteca da Imprensa Nacional, com as presenças de Eva Falcão, Presidente do IPO Lisboa, e Duarte Azinheira, do Conselho de Administração da INCM.

https://imprensanacional.pt/agenda/a-imprensa-nacional-e-o-ipo-lisboa-juntaram-se-para-celebrar-o-centenario-desta-instituicao/

Apresentação do livro 25 de Abril de 1974 – Noticiar a liberdade

18 de janeiro de 2024 | Cinema São Jorge, Avenida da Liberdade, Lisboa, Portugal | Horário: 20:00 - | Entrada Livre

Dia 18 de janeiro, às 20 horas, na Sala Manuel de Oliveira, no Cinema São Jorge, em Lisboa, vai ser apresentado o livro 25 de Abril de 1974 – Noticiar a liberdade, coordenado por Rui Cardoso e editado pela Imprensa Nacional, numa parceria com o Clube dos Jornalistas.

No ano em que se completam 50 anos sobre o 25 de Abril de 1974, publicamos os testemunhos de duas dezenas de jornalistas que antes, durante e depois do 25 de Abril de 1974, viveram o fim da ditadura e o regresso de Portugal à democracia, e revisitamos lugares como os estúdios da Rádio Renascença e do Rádio Clube Português, o Terreiro do Paço, o Largo do Carmo, as portas de Caxias, as redações e as ruas de Lisboa.

https://imprensanacional.pt/agenda/apresentacao-do-livro-25-de-abril-de-1974-noticiar-a-liberdade/

Apresentação do livro Biografias no Feminino: Mulheres Escritoras. Retratos com Sombras. Dispersos e Inéditos, de Maria Ondina Braga

12 de janeiro de 2024 | Av. Central 61, 4710-228 Braga, Portugal | Horário: 18:00 - | Entrada Livre

A Imprensa Nacional e a Câmara Municipal de Braga apresentam no dia 12 de janeiro, às 18 horas, no Salão Nobre do Museu Nogueira da Silva, em Braga, o segundo volume das Obras Completas de Maria Ondina Braga, o livro Biografias no Feminino: Mulheres Escritoras, Retratos com Sombras e Dispersos e Inéditos, com edição e prefácio de Isabel Cristina Pinto Mateus e Claire Williams.

A apresentação do livro vai estar a cargo de Helena Vasconcelos, crítica literária e jornalista do Público, e de Margarida Pereira, da Universidade do Minho, e contará com um momento musical de Luís Pipa, que tocará ao piano excertos da peça Ondina, a partir de Ondine de Ravel e de Debussy.

Esta sessão contará com as presenças de Ricardo Rio, Presidente da Câmara Municipal de Braga, e de Duarte Azinheira, Administrador da Imprensa Nacional-Casa da Moeda.

https://imprensanacional.pt/agenda/apresentacao-do-segundo-volume-das-obras-completas-de-maria-ondina-braga-em-braga/

Livros em pdf

Concerto-Conferência, centenário da biblioteca

14 Dez 2023 | Rua da Escola Politécnica 135, Lisboa | Entrada Livre

Iniciativa integrada nas comemorações do centenário da «Sala António José de Almeida», onde se encontra a biblioteca da Imprensa Nacional.

O concerto «De um ideário de igualdade», por Melleo Harmonia, contará com obras de Astor Piazzolla (1921-1992), Paulo Jorge Ferreira (1966), Eddy Flecijn (1962) e Anatoly Kusyakov (1945-2007).

Seguir-se-á, para encerramento, a conferência de Carlos Vargas, com uma reflexão sobre as políticas culturais, ontem e hoje.

https://imprensanacional.pt/agenda/concerto-conferencia-centenario-da-biblioteca/

Audiolivros

Apresentação | Livro infantojuvenil «Quem te avisa teu amigo é»

12 Dez 2023 | El Corte Inglés, Avenida António Augusto de Aguiar, Lisboa | Entrada Livre

Quem te avisa teu amigo é, o novo conto infantojuvenil das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, com ilustração de Pedro Brito, e resultado da parceria entre a Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM) e o IPO de Lisboa, no âmbito da comemoração do centenário do Instituto. A apresentação vai ser a cargo de Duarte Azinheira, Administrador Executivo da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, de Eva Falcão, Presidente do Conselho de Administração IPO Lisboa, das autoras e do ilustrador.

https://imprensanacional.pt/agenda/livro-infantojuvenil-quem-te-avisa-teu-amigo-e-pretende-reforcar-literacia-em-saude-e-promover-habitos-de-vida-saudaveis/

Podcasts

Apresentação | Portugal Amordaçado da coleção «Obras de Mário Soares»

07 | Dez 2023 | Fundação Calouste Gulbenkian, Avenida de Berna, Lisboa | Entrada Livre

A Imprensa Nacional, chancela editorial da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), apresenta o vol. 1 da coleção «Obras de Mário Soares», Portugal Amordaçado — Depoimentos sobre os anos do fascismo, no próximo dia 7 de dezembro, pelas 18h30, numa sessão que decorre na Fundação Calouste Gulbenkian e em que participa o Presidente da República, o Presidente da Assembleia da República e o Primeiro-Ministro. A obra será apresentada por Jaime Gama. Neste dia, Mário Soares completaria 99 anos de idade.

https://imprensanacional.pt/agenda/apresentacao-portugal-amordacado-da-colecao-obras-de-mario-soare

Livros em pdf

Inauguração da exposição Identidades Partilhadas: Pintura espanhola em Portugal

30 Nov 2023 | Largo Dr. José Figueiredo 1, 1200-692 Lisboa | Entrada Livre

A Imprensa Nacional associa-se à exposição Identidades Partilhadas: Pintura espanhola em Portugal, que hoje inaugura no Museu Nacional de Arte Antiga, tendo produzido o respetivo Catálogo.

Comissariada por Joaquim Oliveira Caetano, diretor do Museu Nacional de Arte Antiga, e Benito Navarrete, professor catedrático de história de arte na Universidade Complutense, integra as atividades culturais da Presidência Espanhola da União Europeia.

https://imprensanacional.pt/agenda/inauguracao-da-exposicao-identidades-partilhadas-pintura-espanhola-em-portugal/

Livros em pdfLançamento do livro O Essencial sobre Philip Roth

29 Nov 2023 | Imprensa Nacional, Rua da Escola Politécnica, 1250-100 Lisboa | Entrada Livre

O Essencial sobre Philip Roth, de Mário Avelar, é o livro n.º 150 da coleção «Essencial», da Imprensa Nacional, uma pequena grande coleção, diversa, que coloca a cultura no bolso de todos.Este título é apresentado no próximo dia 29 de novembro, pelas 18h30, na Biblioteca da Imprensa Nacional, em Lisboa, pelo Professor Edgardo Medeiros da Silva.

«Philip Roth e as personagens por ele concebidas numa cena histórica contemporânea surgem radicalmente ancoradas num espaço, Newark. Ali se reconhece a especificidade de tecidos sociais e étnicos — com óbvia incidência no microcosmo judaico — que, ao longo do tempo, foram (re)configurando o perfil daquele espaço. E, todavia, a sua obra transcende essas fronteiras geográficas, afirmando-se como uma alegoria crítica da sociedade americana do pós-guerra.»

https://imprensanacional.pt/agenda/lancamento-do-livro-o-essencial-sobre-philip-roth/

Livros em pdfApresentação | Obra Dramática Completa de Natália Correia

27 Nov 2023 | Rua António Maria Cardoso 54, Lisboa | Entrada livre

A Imprensa Nacional apresenta um livro ímpar: pela primeira vez em Portugal, reunimos todas as 14 obras dramáticas escritas por Natália Correia — algumas inéditas, outras impressas pela primeira vez —, e publicamos a Obra Dramática Completa de Natália Correia, uma edição coordenada por Armando Nascimento Rosa. Este é o nosso melhor contributo para a celebração do centenário do nascimento de Natália Correia, no ano que agora termina.

O livro será apresentado por Francesca Rayner e Fernando Dacosta.

https://imprensanacional.pt/agenda/apresentacao-obra-dramatica-completa-de-natalia-correia/