Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Congressos

XX Conferência Hispânica e Lusófona dos Estudantes de Pós-Graduação | UC Santa Barbara

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Estados Unidos

Chamada para trabalhos, Estudos Lusófonos, Estudos Luso-Hispânicos

SPECTRUM: Iluminando Tendências nos Estudos Hispânicos e Lusófonos
XX Conferência Hispânica e Lusófona dos Estudantes de Pós-Graduação
20 e 21 de fevereiro de 2020 | UC Santa Barbara

 

A palavra "spectrum" carrega múltiplos significados semânticos: em latim, significa imagem, implicando observação, teste; podendo ser também aparição e sugerindo espectralidade.

O ato de observar e testar pode implicar o confronto de uma experiência sensorial, de uma criação artística ou da fala humana e a tentativa de compreendê-la. Dessa maneira, um espectro pode ser considerado uma construção, implementada pelo observador como uma maneira de sobrepor um senso de ordem ao observado. O “espectro” também traz visibilidade à mente: o espectro de luz visível torna o mundo humano colorido, mas é conhecido por representar apenas um pequeno segmento de todas as ondas de fótons.

Um espectro pode significar aquilo que é tangível e que está além do alcance da sensação humana. O observável pode ser transitório; sua aparência, breve, pode escapar completamente dos limites da sensação ou compreensão humana. Assim como o "espectro" conota a observação, sua relação com a aparição também conota a efemeridade. O espectro também pode implicar continuidade, contradizendo a noção de dualidade. Um espectro geralmente depende do reconhecimento de parentesco e concorrência, em vez de oposição total.

Aplicar esses entendimentos sobre espectro aos estudos hispânicos e lusófonos é levantar uma série de perguntas tais como: Existe uma dualidade linguística-literatura? Ou isso pode constituir um espectro disciplinar? Em que tipo de espectro podemos colocar a literatura luso-hispânica e a literatura mundial? Como repensar a divisão literária ou linguística transatlântica, considerando as continuidades entre a literatura / linguística latino-americana e a literatura / linguística peninsular? Como podemos considerar ou problematizar a divisão literária ou linguística lusófona e hispânica? Como a noção de espectro pode ajudar a iluminar as relações anteriormente "invisíveis" entre os Estudos Lusófonos e Hispânicos e outras disciplinas?

Com esse tema abrangente e essas perguntas em mente, convidamos a submissões de artigos de todas as disciplinas, embora pensássemos que aplicar a idéia de "espectro" para indagar conexões entre as seguintes disciplinas poderia ser especialmente proveitoso:

  • Estudos queer e Estudos de gênero
  • Estudo de Espectralidade
  • Literatura Comparada
  • Estudos Transatlânticos
  • Estudos de Incapacidade
  • Linguística Comparada
  • Dialetos
  • Estudos de tradução
  • Estudos de Cinema e Mídia
  • Artes Visuais e Formas Criativas não Tradicionais de Expressão

Os interessados ​​em participar devem enviar um título provisório, resumo (no máximo 300 palavras) e uma breve nota biográfica para conference.ucsb@gmail.com até segunda-feira, 6 de janeiro de 2020. As apresentações são bem-vindas em Inglês, Espanhol ou Português!

Fonte: https://www.facebook.com/ucsbconference

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas