Terça-feira, 22 de Junho de 2021
Congressos

XVII ENFOPLE Encontro de Formação de Professoras/es de Línguas

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Ensino, Língua

XVII ENFOPLE Encontro de Formação de Professoras/es de Línguas
XX EPLE Encontro de Professores de Línguas Estrangeiras

Ao longo de dezessete anos, envoltas/os em uma atmosfera de alegria, força, determinação, luta, parceria e amor, temos planejado e realizado o Encontro de Formação de Professoras/es de Línguas – ENFOPLE. Nós, professoras/es, que construímos nossos saberes, nossas histórias de vida e nossa coletividade em um espaço/tempo atravessado pela Universidade Estadual de Goiás (UEG, Inhumas), convidamos você a participar desse evento que nos afeta sobremaneira e nos constrói para além dos muros da escola.

Seguindo nossa insistente mania de esperançar, neste ano de 2021, ainda sensibilizadas/os com o sofrimento provocado pela pandemia de Covid-19, unimos forças e realizamos, pela segunda vez, o evento em formato virtual, que, nesta edição, agrega o Encontro de Formação de Professores de Línguas Estrangeiras – EPLE, encontro historicamente organizado no estado do Paraná, mas que agora extrapola as fronteiras geográficas para esperançar com o ENFOPLE. Assim, apresentamos o XVII ENFOPLE e o XX EPLE, um encontro de afetos, fruto de uma parceria pautada na compreensão de que aprendemos em comunhão.

No ano em que se comemora o centenário do nascimento de nosso mestre Paulo Freire, como não poderia deixar de ser, escolhemos “freirear”. Por “freirear”, queremos dizer que compreendemos a educação como um ato político e como possibilidade de valorizar dimensões outras da vida: a sensibilidade, a solidariedade, a alteridade, a justiça social, dentre tantas outras perspectivas discutidas por Freire, imprescindíveis para a construção de um mundo menos feio e menos malvado. Portanto, com o intuito de discutir sobre as contribuições freireanas para o campo da formação docente e do ensino de línguas, o tema desta edição é "Paulo Freire pre: legado para uma educação linguística transformadora". 

Os diferentes espaços de fala e escuta sensíveis – possibilitados por meio de conferências, mesas-redondas, rodas de conversa, painéis temáticos, sessões de comunicações e apresentações artísticas realizadas por pessoas de diferentes locais – são um convite à leitura da palavra-mundo. Sabendo-nos inconclusos, que possamos, juntas/os, esperançar virtualmente e, em comunhão, imaginar possibilidades outras de ser, (re/des)aprender e (re)existir. A boniteza destes eventos repousa na diversidade de todas/os as/os participantes e organizadoras/es que os constituem, como seres que vivem no permanente movimento de busca do ser mais.

Comissão Organizadora

Inscrições abertas para apresentação de trabalho até 30/05

Mais informações: http://www.enfople.ueg.br

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas