Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

XV CELSUL - Círculo de Estudos Linguísticos do Sul

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Linguística

O CELSUL, está hoje em sua XVª edição do encontro bi-anual e constitui-se como um espaço consolidado de interlocução acadêmica, abrigando pesquisadores de diferentes partes do Brasil e da América Latina. A produção do conhecimento em torno dos estudos da linguagem é o ponto que faz convergir diferentes áreas da Linguística, com o compromisso ético de abrigar a pluralidade de campos e vertentes teóricas, bem como áreas emergentes, as quais resultam do incessante movimento da ciência.

Por tudo o que significa manter uma associação de pesquisadores e estudiosos em funcionamento, proporcionando espaço de interlocução e visibilidade para as pesquisas produzidas na área, dadas as precárias condições de fomento e apoio, é com muita satisfação que a UFPR sedia novamente a Associação e serve de palco para esse encontro e celebração, que, esperamos, seja memorável e faça justiça à produção acadêmica e de pesquisa na nossa área de atuação.

Data de realização do evento: 19 - 21 de outubro de 2022

Local: Universidade Federal do Paraná (evento presencial)

Período de inscrição (sem apresentação de trabalho): 01 de julho – 30 de setembro

Eixos temáticos do XV CELSUL • Fonética e Fonologia • Aquisição da linguagem • Morfologia • Variação e Mudança • LIBRAS • Estudos da Tradução • Historiografia Linguística e Filosofia Linguística • Sintaxe • Pragmática • Línguas Indígenas • Linguística e Ensino • Linguística do texto • Análise do Discurso • Linguística da Enunciação • Línguas de fronteira e de acolhimento • Linguística Aplicada: • Retórica e argumentação • Semântica • Linguística Computacional • História das Ideias Linguísticas