Quinta-feira, 21 de Outubro de 2021
Congressos

XIV Seminário do Grupo de Estudos Sartre

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Ciências Humanas e Sociais, Filosofia

Partindo do tema Crise Política e inspirado pela ideia de que moral e política se dão como “o possível no provável” (afirmação feita a partir da obra Cahiers pour une morale), o Grupo de Estudos Sartre da Universidade Estadual do Ceará (GES/UECE) firma parceria com o curso de Filosofia da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e juntos realizam o XIV Seminário Internacional do Grupo de Estudos Sartre, que acontecerá de 22 a 27 de novembro deste ano, completamente virtual e gratuito.

O evento, já consolidado no calendário acadêmico e cultural do Ceará, coloca-se agora em uma edição reconhecidamente internacional, com nomes como o do pesquisador e tradutor francês Prof. Dr. Gérard Wosmser (França) - editor do periódico Sens Public; a doutoranda em Educação, Profa. Letícia Nascimento (UFPI) - autora do livro Transfeminismo, da coleção Feminismos Plurais; o Prof. Dr. Deivison Faustino Nkosi  - referência no Brasil para o estudo da obra de Frantz Fanon; e o Prof. Dr. André Constantino Yazbek (UFF) - especialista em filosofia francesa e sartreana. Além desses, vários outros nomes do Brasil, da América Latina e Europa compõem a programação deste evento, que acontece em parceria com o Instituto Intento, fundado e gerido pelo Prof. Dr. Daniel Melo, que realizará seu I Encontro Intentio de Filosofia, Psicologia e Psicanálise, dentro da programação do XIV SeGES.

O XIV Seminário do GES carrega consigo a tradição de valorizar as pesquisas, estudos e produções inclusive de graduandos e novos artistas e/ou agentes culturais, pois entende a importância de acolher e dialogar com as contribuições dessas pessoas nos processos de troca e construção de conhecimentos e experiências que um evento de caráter acadêmico-cultural  como o SeGES traz consigo. Por este motivo, o edital para submissão de trabalhos acadêmicos e artístico-culturais já encontra-se publicado no site oficial do evento ( https://www.even3.com.br/xivseminarioges/ ) e com as orientações para garantir a publicação do resumo simples e demais versões do trabalho, como a comunicação oral e o artigo completo. Todas as orientações para a escrita e apresentação do texto ou da obra de arte estão apresentadas no edital. A submissão dos resumos simples seguem até dia 01/11/2021. Esta é mais uma maneira da pessoa participar ativamente da programação do evento deste ano.

Para a Profa. Eliana Sales Paiva (UECE), coordenadora do Grupo de Estudos Sartre (existente e vinculado ao curso de Filosofia da Universidade desde 2005), enquanto histórico de atuação do GES, “podemos evidenciar a produção colaborativa de alguns textos publicados em formato de revista com um corpo editorial que nos apoiou (especialmente Prof. Dr. Franklin Leopoldo e Silva), constituímos seis CADERNOS SARTRE, os quais reunimos estudiosos de várias áreas em que Sartre possibilita influências; publicamos um ENSAIO de homenagem aos 70 anos de O SER E O NADA; apresentamos 14 SEMINÁRIOS marcados por um amplo debate de produção de reflexões filosóficas sobre as experiências humanas (psicossocial, moral-ética, política, estética e cultural), assim estendendo a produção sartriana até a realidade atual.”.  Neste sentido, pontua o Prof. Carlos Henrique Carvalho (UESPI) - coordenador do XIV SeGES, o evento deste ano tem como objetivo “proporcionar o amplo debate e a construção de novas perspectivas e práticas acerca do pensamento político e suas diversas interfaces críticas, conceituais e metodológicas”.

Como culminância deste evento haverá a abertura de uma exposição virtual realizada com as obras submetidas via edital, mas também com obras de artistas convidadas/os pela curadoria e produção da exposição, que está a cargo do Coletivo e Programa de Extensão Transpassando UECE (@transpassando), junto ao Coletivo Kintal de Afetos (@kintal.de.afetos) e outras parcerias.

Para mais informações sobre a programação do XIV Seminário Internacional do Grupo de Estudos Sartre, as pessoas convidadas para as mesas de debate e as apresentações culturais previstas, acesse o instagram oficial do evento: @ge_sartre. As inscrições, tanto para apresentação de trabalho como para ouvinte, é através da plataforma de eventos Even3. 


Serviço:

O quê?: XIV Seminário Internacional do Grupo de Estudos Sartre
Quando?: 22 a 27 de novembro de 2021. (60h/a)
Como?: Totalmente virtual.
Quanto?: Gratuito.
Onde?:  https://www.even3.com.br/xivseminarioges/
Mais informações: https://www.instagram.com/ge_sartre/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas