Sexta-feira, 29 de Março de 2024

XIV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Urbanismo, Chamada para trabalhos, História, Arquitetura

O XIV Seminário de História da Cidade e do Urbanismo será realizado de 13 a 15 de setembro de 2016 no Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, campus de São Carlos.

Criado por iniciativa do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia, o Seminário de História da Cidade e do Urbanismo vem sendo realizado a cada dois anos, desde 1990. Anais, livros e coletâneas das treze edições organizadas por programas de pós- graduação de diferentes regiões do Brasil constituem material de referência e expressam os avanços alcançados e os desafios enfrentados por um número crescente de pesquisadores que, a partir da história, vêm contribuindo para o conhecimento das cidades e do urbanismo.

No encontro em 2016, o Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP e seu Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo propõem a reflexão e o debate sobre a história e a historiografia da cidade, da arquitetura e do urbanismo, voltando o olhar para o século 20.

Os eixos temáticos do evento serão: “Conceitos, obras de referência e historiografia”, “Ideários, práticas urbanísticas e processos de institucionalização”, “Cultura técnica, forma e materialidade da cidade” e “Representações, memória e preservação da cidade”.

O seminário será composto por conferências e mesas-redondas com pesquisadores convidados e sessões de trabalho compostas por autores de textos selecionados.

Serão selecionados no máximo 60 textos que apresentem resultados de pesquisas recém-finalizadas ou em estágio avançado de desenvolvimento, a serem organizados em sessões com quatro apresentações.

Também serão selecionados até 20 pôsteres que apresentem resultados iniciais de pesquisas em andamento. Os pôsteres serão expostos e discutidos em espaço específico.

O período para submissão de textos e pôsteres será de 9 de novembro de 2015 a 4 de março de 2016.

Mais informações e inscrições: www.iau.usp.br/shcu2016.

Fonte: Agência Fapesp