Domingo, 01 de Setembro de 2024

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Sociologia

XIII Congresso Português de Sociologia

Democracias à prova: riscos e incertezas

8-9-10-11 julho 2024 | São Miguel – Açores

Envio de resumos até 14 de outubro de 2024.

O XIII Congresso da Associação Portuguesa de Sociologia realiza-se na Universidade dos Açores de 8 a 11 de julho de 2025. A 13ª edição é duplamente significante, pois marca uma ocasião especial, celebrando os 40 anos da nossa associação, e será realizada na única instituição com licenciatura em sociologia que ainda não havia organizado este evento tão significativo entre a nossa comunidade.

O tema do XIII Congresso, "Democracias à Prova: Riscos e Incertezas", é especialmente relevante no contexto sociopolítico contemporâneo. As democracias ao redor do mundo enfrentam desafios sem precedentes, desde a ascensão dos populismos e de movimentos conservadores e o aumento das desigualdades sociais e violências, até às ameaças cibernéticas e à crise climática. O congresso visa explorar estas e outras questões relevantes através de uma lente sociológica, reunindo investigadores/as, académicos/as, e profissionais para discutir e debater as ameaças e as oportunidades que se apresentam às democracias contemporâneas.

A sociologia desempenha um papel crucial na compreensão dos mecanismos subjacentes às democracias, suas dinâmicas e suas vulnerabilidades. Através da análise das estruturas sociais, das relações de poder e das dinâmicas de desigualdade e de discriminação, e dos processos de mudança social, os sociólogos e as sociólogas oferecem contributos valiosos sobre as formas de adaptação e de sobrevivência das democracias em tempos de encruzilhadas. O congresso procura fomentar um diálogo interdisciplinar que possa contribuir para o fortalecimento das democracias, explorando tópicos como, por exemplo:

• Populismos e extremismos políticos;
  • Desigualdades sociais;
  • Desigualdades de género e intersecionais;
  • Direitos humanos e movimentos backlash;
  • Migrações, mobilidades e diásporas;
  • Disparidades económicas e sociais;
  • Tecnologia e democracia e o impacto das tecnologias digitais na governança democrática (privacidade, segurança cibernética, e desinformação);
  • Crise climática;
  • Políticas públicas;
  • Transformações urbanas e dinâmicas territoriais
  • Diversidades culturais
  • Educação e produção de conhecimento
  • Participação cívica e movimentos sociais.
  • Portugal e a Europa.

Estes tópicos estendem-se pelos eixos de uma sociologia que visa promover:

• uma análise crítica das estruturas de poder e dos processos sociais que perpetuam as vulnerabilidades democráticas, incluindo a análise de políticas públicas, de instituições e de normas sociais;
  • oportunidades de pesquisas empíricas que permitam recolher dados sobre comportamentos, atitudes e condições sociais, proporcionando uma base empírica para compreender as dinâmicas democráticas contemporâneas;
  • o enriquecimento das teorias sociológicas de modo a permitir que os quadros analíticos favoreçam a interpretação de fenómenos sociais emergentes, desafiantes e ameaçadores, como os populismos, as desigualdades sociais, a inteligência artificial e a digitalização, visando uma compreensão profunda das causas e consequências das vulnerabilidades democráticas;
  • o engajamento público, através da promoção do debate, procurando influenciar políticas e práticas através de ações de sociologia pública.

A Universidade dos Açores, localizada em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, oferece um cenário único e inspirador para este evento. As pessoas participantes terão a oportunidade de explorar a rica cultura e a beleza natural dos Açores, ao mesmo tempo que participarão em discussões académicas relevantes. O XIII Congresso Português de Sociologia promete ser um acontecimento marcante, funcionando como plataforma para a troca de conhecimento e a discussão de ideias sobre como fortalecer as democracias perante os riscos e incertezas atuais.

A Associação Portuguesa de Sociologia e a Universidade dos Açores aguardam com expetativas positivas a participação das sociólogas e sociólogos neste evento importante e estimulante. Junte-se a nós nesta jornada para explorar os desafios e oportunidades das democracias contemporâneas.

Envio de resumos até 14 de outubro de 2024.

website do congresso | congresso-aps@eventqualia.net

aps@aps.pt | +351 217804738