Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Chamada para trabalhos, Letras, Literatura

X JOEEL - Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário
Tema central do evento: O espaço na obra de Agustina Bessa-Luís
Evento híbrido: 12-14 outubro, Escola Superior de Educação de Viseu (ESEV) - Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Organizado pelo TOPUS – Grupo Interinstitucional de pesquisa

Chamada de trabalhos até 30 de setembro.

A JOEEL - Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário é um evento científico promovido anualmente pelo TOPUS – Grupo Interinstitucional de Pesquisa sobre Espaço, Literatura e Outras Artes, cadastrado no Diretório de pesquisa do CNPq, com sede situada na Universidade de Brasília – UnB. Iniciando suas atividades em novembro de 2012, o grupo TOPUS nasceu para preencher uma lacuna importante no que se refere à pesquisa do espaço ficcional na área dos estudos literários. Trata-se, portanto, de um ambiente de debate com vista a aprofundar o conhecimento sobre a categoria estruturante do espaço presente em obras literárias e também não literárias. Através de uma parceria travada com algumas instituições de ensino superior em Portugal, o TOPUS promove anualmente a realização deste evento. Nos anos ímpares, ele ocorre no Brasil (com mudança de sede a cada nova edição) e nos anos pares em Portugal (sempre na cidade de Viseu, localizada na região central do país).

Neste ano de 2022, a X JOEEL será presencial e o tema central é: O espaço na obra de Agustina Bessa-Luís

Além do tema central, também serão aceitos trabalhos que tematizem o espaço na literatura e outras artes.

Mais informações no site da X JOEEL - Jornada Internacional de Estudos sobre o Espaço Literário.