Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

X Encontro Regional Sul de História Oral

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, História Oral

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a ABHO - Associação Brasileira de História Oral convidam para o X Encontro Regional Sul de História Oral, evento que ocorrerá de dias 27 a 30 de agosto de 2019 e será realizado nas dependências da UFPR, em Curitiba, no Paraná.

O encontro tem como temática a História Oral e o Direito à Memória e quer promover a reflexão metodológica e teórica através de conferências, mesas-redondas, simpósios temáticos, oficinas, relatos e reflexões, painéis e múltiplos debates, encontros e o Fórum de Coletivos, que ocorrerão durante os dias.

O evento pretende acolher pesquisadores, pesquisadoras, estudantes, professores, professoras e demais estudiosos brasileiros e dos países vizinhos, das universidades, centros de memória, laboratórios de história oral e centros de documentação como arquivos, museus, entre outras instituições culturais. O evento dá continuidade aos encontros realizados a cada dois anos pela Regional Sul da ABHO (que congrega os estados de SC, PR e RS) e será realizado em 2019 no estado do Paraná, em Curitiba.

Ele é voltado também para a comunidade acadêmica, professores e alunos da educação básica. Todos aqueles que se estimulem pelo debate do direito à memória, história pública e usos dos relatos do passado.

A apresentação de propostas de pôster e comunicação em simpósio temático encontra-se aberta até dia 14 de junho.

Simpósios Temáticos aprovados

1. A voz do imigrante: memória e oralidade nos estudos históricos das migrações
  2. Ao sul do Brasil: cores e vozes da imigração haitiana
  3. Experiências em História Oral: memórias & narrativas
  4. História da Educação e História Oral: narrativas de memória sobre saberes, práticas educativas e culturas escolares
  5. História das mulheres, gênero e memória
  6. História e Memória: pessoas comuns em perspectiva
  7. História Oral, História de Vida e Narrativa
  8. História Oral, Meio ambiente e práticas socioculturais
  9. História, memória e negacionismos
  10. Narrativas do tempo presente: a História Oral como articuladora de memórias de traumas e violências.
  11. O status da História Oral no tempo presente: práticas e experiências de ensino, pesquisa e extensão
  12. Povos e Comunidades Tradicionais: Memórias, Territorialidades e Fontes
  13. Povos tradicionais: história Oral e outras fontes.
  14. Produção e possibilidades de conhecimento histórico na História Oral: testemunhos, literatura e narrativas
  15. Vidas em movimento: conexões, mobilidades e trajetórias e/imigrantes

Mais informações no site do X Encontro Regional Sul de História Oral.