Segunda-feira, 17 de Maio de 2021
Congressos

X Congresso Internacional da American Portuguese Studies Association - APSA

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Estados Unidos

Cultura, Ciências Humanas, Linguística, Literatura, Chamada para painéis

A American Portuguese Studies Association (APSA) está com chamada aberta para a apresentação de propostas de painéis ao X Congresso Internacional da APSA, um evento que ocorre a cada dois anos e cuja décima edição, subordinada ao tema «Comunidades Incomuns» terá lugar nos dias 13, 14 e 15 de outubro de 2016 na Universidade de Stanford (EUA).
 
Tema do congresso
 
Comunidades Incomuns
 
O termo ‘comunidade’ costuma remeter ao que é comum a um determinado grupo. Por “Comunidades Incomuns” propomos pensar a partilha de elementos díspares dentro de um mesmo conjunto. O que une o diferente? O que separa o unido? Qual a dissonância na consonância? Como pensar a literatura e outras formas de práticas culturais e de sociabilidade em língua portuguesa a partir da nocão de “comunidades incomuns”? Como pensar de modo mais produtivo diferenças internas da língua portuguesa no mundo, especialmente em locais marcados por multilinguismo, imigração e transnacionalismo? Em termos literários, não seria a teoria e a prática da tradução talvez a expressão mais exata do que pode ser uma “comunidade incomum” – continuamente emergindo do trânsito entre línguas, registros, dialetos, gêneros/genres? Seguindo os atuais debates de pós-humanismo, eco-crítica, e mídias digitais, o tema proposto também sugere uma reflexão sobre a emergência (e/ou recusa) de comunidades baseadas em intensas diferenças. Estas podem incluir comunidades animais e humanas; comunidades humanas e vegetais; comunidades humanas e virtuais, e assim por diante.
 
Chamada para painéis
 
• Os painéis devem ser propostos até o dia 15 de janeiro de 2016;
• Os organizadores devem enviar a sua proposta (em português ou inglês, no máximo um painel) através do site do evento: http://apsa.us/conference-x;
• Os painéis deverão estar focados em uma das áreas da linguística, da cultura ou da literatura da África lusófona, do Brasil ou de Portugal, e, de preferência, relacionados ao tema do evento; propostas de abordagens interdisciplinares e comparadas são também encorajadas;
• A comissão organizadora irá enviar as cartas de aceitação até ao dia 1 de fevereiro de 2016.
 
Os painéis selecionados estarão disponíveis no site do congresso no dia 1 de fevereiro, e a chamada de comunicações (limitada a dois painéis por participante) e de posters irá estar aberta até ao 14 de março de 2015.
 
Oradores convidados
 
Abel Barros Baptista (Universidade Nova de Lisboa)
Adriana Lisboa
 
Mais informações e apresentação de propostas pelo site do evento: http://apsa.us/conference-x.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas