Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Workshop online no âmbito do concurso Ensaios Universitários: "Ideias para o futuro"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Portugal

Ciências Humanas e Sociais, Concursos, Economia, Estudos Latino-Americanos, Prémios, Relações Internacionais

O Workshop on-line: algumas dicas para escrever seu ensaio, organizado pelo Banco de desenvolvimento da América Latina (CAF) tem como foco ajudar estudantes universitários a organizar suas ideias e escrever um ensaio. A iniciativa acontece no âmbito do concurso Ensaios Universitários: "Ideias para o futuro". O evento acontece no dia 30 de julho de 2020, às 11h (Brasil) e âs 15h (Portugal).

Sobre o evento
Você tem uma ideia para o futuro e está se perguntando como apresentá-la? Você precisa de inspiração para apresentar sua ideia? Já começou a escrever seu ensaio e a se perguntar como organizar suas ideias?
Convidamos você a participar do Workshop on-line: algumas dicas para escrever sua redação, no âmbito do concurso Ensaios Universitários: "Ideias para o futuro".

O concurso premiará o melhor ensaio em âmbito nacional para, posteriormente, escolher os três melhores ensaios ao nível ibero-americano. Os ganhadores ao nível ibero-americano apresentarão seus ensaios na Conferência CAF, que será realizada na Cidade do México em novembro de 2020, e poderão receber os seguintes prêmios:

•     Prêmio Guillermo Perry: USD 3.000 (três mil dólares dos Estados Unidos).
  •     Segundo colocado: USD 2.000 (dois mil dólares dos Estados Unidos).
  •     Terceiro colocado: USD 1.000 (mil dólares dos Estados Unidos).

A temática dos ensaios deve ser centrada nos desafios de desenvolvimento enfrentados pela América Latina e o Caribe. Seguem algumas perguntas que servem de orientação para elaborar os ensaios:

•     Como podemos preparar nossos países para combater e recuperar-se, com maior rapidez, diante de crises sociais, econômicas ou de saúde?
  •     Como os países da América Latina e do Caribe podem evitar cair na armadilha da renda média?
  •     Como equilibrar a agenda social com a estabilidade econômica?
  •     Como estabelecer mecanismos adequados para a expressão do descontentamento social?
  •     Quais são as áreas mais urgentes para acelerar o desenvolvimento da América Latina?
  •     Como conseguir que as PME latino-americanas sejam mais competitivas e ofereçam emprego de melhor qualidade?

Ideias para o Futuro é o concurso organizado pela CAF - banco de desenvolvimento da América Latina, o qual convida jovens da América Latina, Caribe, Espanha e Portugal a contribuir com suas ideias para o desenvolvimento da região.

Palestrantes:

•   Oswaldo López, Economista Principal, CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina
  •   Filipe Domingues, Secretário-Geral, Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas (IPDAL)
  •    Mauro Santos Silva, Professor da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA

Programa:

11:00 AM Palavras de boas-vindas
    Jaime Holguín, Diretor Representante Brasil, CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina
11:10 AM Workshop On-line
Moderador:
Palestrantes:
    Mauro Santos Silva, Professor da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

11:40 AM Perguntas e respostas
    Sobre o workshop e o concurso
12:00 PM Considerações finais

Inscrições e mais informações no arquivo em anexo e na página do CAF.