Terça-feira, 11 de Maio de 2021
Congressos

Workshop "Mulheres e Resistência(s) no Império Português"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Portugal

Chamada para trabalhos, Ciências Humanas, História, Mulheres

Workshop
Mulheres e Resistência(s) no Império Português
18-20 de outubro de 2021

Data limite para envio de propostas: 30 de junho de 2021.

Na história do Império português, as mulheres vivenciaram e integraram formas diversas de resistências. Numa iniciativa conjunta do CHAM–Centro de Humanidades da NOVA FCSH e PROFHISTÓRIA-UFMA, o Workshop “Mulheres e Resistência(s) no Império Português” tem como intenção apresentar trabalhos, estabelecer diálogos e propiciar debates a partir de várias vertentes em torno da temática proposta. A intenção é agregar investigações desenvolvidas a partir de diversos prismas e assim promover um profícuo diálogo entre os investigadores, abarcando assim significativa diversidade de trabalhos e reflexões sobre as múltiplas resistências nas suas várias formas. Propõe-se, neste sentido, a abordagem de estudos relacionados a práticas de resistências, destacadamente: processos migratórios e povoamento, redes de sociabilidades, trajetórias de vida, estratégias de sobrevivência, saberes e práticas de saúde, religião, política, educação, comportamentos, vestimentas, etc. Buscar-se-á debater, ainda, a respeito de tais práticas, as suas dimensões e narrativas historiográficas.

Por motivos de segurança, e tendo em conta a actual crise pandémica, o Workshop será exclusivamente on-line.

Encontra-se aberto o Call para apresentação de comunicações. As propostas são aceites em português, espanhol ou inglês e a seleção será feita pela Comissão Organizadora e Científica.

As propostas devem ser enviadas para o endereço de e-mail: mulheres.resistencias@gmail.com até 30 de Junho e devem incluir: o título da comunicação, filiação institucional, resumo (até 250 palavras), cinco palavras-chave e uma breve nota biográfica. Serão reservados 15 minutos para a apresentação.

Convida-se igualmente à proposta de painéis temáticos, com um máximo de três participantes. As propostas devem conter o título do painel, bem como um resumo de cada comunicação, palavras-chave e nota biográfica dos participantes.

Mais informações:
http://mulhereseresistencias.mozello.pt/
https://www.facebook.com/mulheresresistencias/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas