Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Workshop Inventário Participativo

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil, Portugal

Museologia, Museus, Workshops

A Rede de Pesquisa e (In)formação em Museologia, Memória e Patrimônio (REDMus) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Brasil, está promovendo mais um workshop online. Este será ministrado por Lucas Neiva Peregrino (Mestre em Ciência Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande e Coordenador do Inventário Cultural do Município do Conde na Paraíba.

Tema: Inventário Participativo

Dia: 20/10/2021 Hora: 15 às 17 horas (horário de Brasília)

Inscrições gratuitas (com certificação): https://www.even3.com.br/workshop_redmus3

Período de inscrição: 05 a 18/10/2021

Ementa: Caráter teórico-prático, o workshop pretende articular e integrar os conceitos de patrimônio cultural imaterial e a metodologia dos Inventários Participativos (IPs) desenvolvida pelo IPHAN, demonstrando o preenchimento prático das fichas desta metodologia, suas problemáticas e possíveis adaptações para o contexto local, cronograma e objetivos do projeto. Categorias patrimoniais e novas possibilidades. Participação eficaz da comunidade e uma pesquisa norteada teórica e eticamente com planejamento e diálogo.

Objetivos: Contextualizar a construção da metodologia dos Inventários Participativos (IPHAN,2011); Apresentar as categorias do patrimônio cultural (legislação x metodologia); Instrumentalizar os alunos para executar a referida metodologia; Praticar o preenchimento das fichas. Conteúdo: Patrimônio Cultural Imaterial (conceito, breve histórico e abrangência). Legislação Federal de Patrimônio Cultural Imaterial. Inventário e inventariação como metodologia de diagnóstico, pesquisa e documentação. Inventário Participativo (Manual, conceito, metodologia e problemáticas). Introdução ao uso dos Inventários Culturais para as políticas públicas de cultura.

Para informações, favor contatar a Professora Luciana Ferreira da Costa, Líder da Rede de Pesquisa e (In)Formação em Museologia, Memória e Patrimônio (REDMus): lucianna.costa@yahoo.com.br.