Sábado, 20 de Abril de 2024

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Áustria

Eventos, Literatura, Mulheres

WIEN SEMINAR 2019

No dia 07 de setembro, a partir das 9:00 horas, acontecerá, na Embaixada do Brasil em Viena, na Áustria, o Wien Seminar 2019 - Transdisciplinaridade Literária – Inovação & interação global das várias ciências dos fazeres artísticos femininos. O evento será resultado de uma parceria entre a Embaixada do Brasil e escritoras do coletivo Mulherio das Letras Europa, um movimento que já agrega mais de 440 brasileiras, em sua maioria, escritoras residentes na Europa.

O Mulherio das Letras é um movimento horizontal, coletivo e não hierárquico, iniciado no Brasil em 2016, durante a 14ª Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), para discutir a importância da mulher na literatura e oferecer visibilidade para a literatura feita por mulheres. No Brasil, o referido Coletivo Feminista Literário, idealizado pela escritora Maria Valéria Rezende, conta, atualmente, com a adesão de, aproximadamente, 6.500 mulheres brasileiras.

O Wien Seminar 2019 - Transdisciplinaridade Literária – Inovação & interação global das várias ciências dos fazeres artísticos femininos surge com o propósito inovador de reunir todas as escritoras que vivem na Áustria e em países vizinhos  (Suíça, Alemanha, República Checa, Eslováquia, Hungria, Eslovênia e Itália), para promover a interação global do fazer literário e criar um espaço propício ao diálogo entre escritoras e demais mulheres de diferentes campos de atuação relacionado às práticas artísticas, como fotógrafas, cineastas, musicistas, ilustradoras, contadoras de histórias, tradutoras, designers, revisoras, livreiras, editoras, críticas literárias, acadêmicas, que se interessem pela transdisciplinaridade literária. O propósito deste evento, que objetiva funcionar como um espaço para ampliar o diálogo entre mulheres dedicadas a diferentes práticas artísticas, é apoiar o coletivo Mulherio das Letras Europa, atuando, entre outros objetivos, como mais um meio para coletar informações sobre as reivindicações das mulheres brasileiras residentes nesse bloco de oito países.

O evento contará com a participação de dez escritoras/pesquisadoras, entre as quais três serão as escritoras homenageadas, Mazé Chotil, Sonia Palma e Vera Lúcia, e as demais escritoras/pesquisadoras oferecerão palestras. O WIEN SEMINAR 2019 é um evento gratuito, mas necessita de inscrição, uma vez que o auditório da Embaixada do Brasil em Viena tem um limite de acentos pré-estabelecido.

Links do evento:

Para mais informações:

Entrar em contato com as organizadoras, Ana Dietmüller - Whatsapp +43 660 531 8484, e/ou Sandra Barreto, Whatsapp +55 85 9 9738 0209