Sábado, 16 de Outubro de 2021
Congressos

Webinário - Traduzindo o Brasil: o país mestiço de Jorge Amado

Início: Fim: Países: Macau

Tradução, Webinários

O Centro de Investigação para Estudos Luso-Asiáticos (CIELA), da Universidade de Macau, promove, em colaboração com a FASB, um webinário sobre a receção da tradução para inlgês e para chinês, respetivamente, da obra de Jorge Amado.

Sendo um dos escritores brasileiros mais conhecido internacionalmente, ele entrou para o livro Guinnes de Records em 1996 como o escritor mais traduzido no mundo.Mas sua importância literária não para aí. Seus livros foram campeões de venda em vários países, e a tradução da obra Gabriela, cravo e canela (1958), com título Grabriela, clove and cinnamon (1962) em língua inglesa, permaneceu na lista de bestseller do jornal The New York Times por quase um ano. Como se fosse pouco, toda a produção de traduções literárias de sua época esteve entranhada em sutis disputas políticas, processos de diplomacia cultural e poder brando, e lutas ideológicas que guiaram a recepção de suas obras mundo a fora. Recepção essa, aliás, que foi bem diversificada, polêmica e gerou interpretações divergentes.

Neste webinário. a Profa. Marly Tooge (USP)  mostra os resultados de uma longa pesquisa académica realizada no Brasil e nos Estados Unidos, com entrevistas a tradutores, correspondência entre autores, tradutores e editores e análises de traduções de obras de Jorge Amado. Também contará com participação do Prof. Zhang Jiabo, docente do Departamento de Português da Universidade de Macau que apresentará a realidade da tradução deste grande autor brasileiro para chinês e a receção que as suas obras e essas traduções têm recebido na RPC. As apresentações serão seguidas de uma sessão de perguntas e respostas (e conversa) entre apresentadores convidados e os dois moderadores: Profa. Raquel Abisâmara (UM) e Murilo Jardelino (FASB). 

O webinário é aberto a todos os interessados, bastando para isso acessarem através do endereço ZOOM: https://umac.zoom.us/j/94

HORÁRIOS: 12:00 - 13:10/30  (LISBOA);  08:00 - 09:10 (Brasil); 19:00 - 20:10 (Macau)

Informação complementar disponível na página do Departamento de Português da Universidade de Macau:  https://fah.um.edu.mo/department-of-portuguese/events/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas