Terça-feira, 19 de Outubro de 2021
Congressos

Webinar Indústria Alimentar em Portugal: História, Territórios e Sustentabilidade

Início: Fim: Países: Portugal

História, Património Industrial, Webinários

INCUNA 2021
XXIII Jornadas Internacionais de Património Industrial
Património com sabor - Indústrias Alimentares

 

Os desafios que hoje se colocam, em Portugal, à indústria agroalimentar obrigam-nos a repensar a nossa relação com o meio ambiente. Das políticas agrícolas assentes no conhecimento científico até ao desenvolvimento de uma maior consciência do consumidor do seu impacto no clima, na biodiversidade e no bem-estar animal há um longo caminho para explorar que muitos países europeus começam já a explorar. Ultrapassado o problema da fome que tanto caracterizou o nosso país até meio do século XX, hoje importa acompanhar uma política agrícola comum com a restante Europa dos 27.

Mas nem sempre foi. Ao longo do século XX, o nosso país passou por diferentes crises de abastecimento alimentar. O insuficiente desenvolvimento da agricultura para as necessidades de consumo, as dificuldades de modernização e a falta de competitividade do nosso tecido empresarial justificaram algumas crises económicas.

Com este webinar queremos abrir um espaço de apresentação e debate centrado nas políticas futuras de proteção da biodiversidade, da renovação do modelo agrícola nacional e do impacto de um consumo mais responsável nas atuais alterações climáticas. Por outro lado, queremos caracterizar as políticas de abastecimento alimentar nacional abordando alguns casos de estudo como a indústria de conservas no Algarve (sardinha e atum) ou a indústria frigorífica em Lisboa.

Este webinar será dinamizado por investigadores do Centro de Ecologia Funcional (CFE) – Ciência para as Pessoas e o Planeta – da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e do História, Territórios e Comunidades, um polo do CFE na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas