Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Congressos

VIII Encontro Anual a Europa e o Mundo: A Europa do Centro e das Periferias

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Relações Internacionais

VIII Encontro Anual a Europa e o Mundo

A Europa do Centro e das Periferias

Lisboa, 16 e 17 de abril de 2020

 

Organização e Comissão Científica

Maria Fernanda Rollo (NOVA FCSH); Maria Manuela Tavares Ribeiro (FL-UC, CEIS20-UC); Alice Cunha (IPRI – NOVA FCSH); Isabel Maria Freitas Valente (CEIS20 / III-UC)

 

Call For Papers

No âmbito da parceria entre a NOVA FCSH e o CEIS20, realizar-se-á, em 2020, o VIII Encontro Anual A Europa e o Mundo, subordinado ao tema “A Europa do Centro e das Periferias”.

Associados a uma perceção de desenvolvimento e subdesenvolvimento dos países no mercado global, os conceitos de centro e de periferia na União Europeia (UE) permanecem tanto presentes como abstratos. Ao evocarmos o modelo de “centro-periferia”, Estados-membros como a Alemanha, a França ou a Itália, fariam parte do “centro”, enquanto outros – particularmente os do Sul e do Leste da Europa – seriam incluídos na “periferia”, ficando esta sujeita às decisões tomadas pelo centro.

Esta visão, embebida da doutrina realista das Relações Internacionais, por oposição a um modelo de Europa baseado na solidariedade e na cooperação entre Estados e povos, é importante para a compreensão geral da União Europeia e, em particular, do desenvolvimento regional. Na realidade, na génese da própria UE consta o objetivo da promoção da integração económica dos seus Estados-membros, assim como o propósito da convergência económica entre Estados e regiões.

As sucessivas rondas de alargamentos, ampliando a disparidade de desenvolvimento entre os Estados-membros e, mais recentemente, a crise das dívidas soberanas, têm renovado o paradigma “centro-periferia”. Desde há muito que se fala numa “Europa a duas velocidades” (embora o conceito e o debate não sejam pacíficos entre os Estados-membros), sendo que, na realidade, coexistem na UE ‘várias Europas’ (de Schengen, do Euro) e um diretório central de Estados, que toma as grandes decisões a nível do aprofundamento da integração europeia.

Nesta linha, a conferência internacional “A Europa do Centro e das Periferias” aceita propostas de comunicação de várias áreas disciplinares, cujos contributos – teóricos, empíricos e/ou comparativos – se debrucem, entre outros aspetos, sobre:

  • os conceitos de centro e de periferia aplicados à integração europeia;
  • a cooperação e/ou conflito de interesse entre centro e periferia;
  • um centro vs. uma variedade de periferias económicas e sociais;
  • as rondas de alargamento e a criação de novas periferias;
  • o papel das regiões e a governança multinível europeia;
  • a política regional da UE e as regiões ultraperiféricas;
  • a ação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e do Fundo de Coesão na diminuição das disparidades regionais;
  • a Europa a duas ou a várias velocidades no futuro da UE.

As propostas devem incluir o título da comunicação, um resumo (até 300 palavras), três palavras-chave, e uma nota biográfica (que inclua afiliação institucional, grau académico e as cinco publicações mais relevantes) e ser enviadas, em formato Word, para europa@fcsh.unl.pt

As línguas de trabalho são o Português e o Inglês. Não haverá tradução simultânea.

A publicação dos textos apresentados na conferência está prevista, após um processo de arbitragem científica. A participação na conferência não implica a obrigatoriedade de envio de texto para publicação, mas tal é encorajado.

Calendário

  • Admissão de propostas: até 20 de setembro de 2019
  • Notificação de aceitação: até 30 de setembro de 2019
  • Receção dos textos: até 28 de fevereiro de 2020

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas