Segunda-feira, 22 de Abril de 2024
Congressos

VIII Congresso Internacional de Mitocrítica

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Porto Rico

Chamada para artigos, Estudos Latino-Americanos

VIII Congresso Internacional de Mitocrítica
I Coloquio Internacional da Rede Latinoamericana de Mitocrítica Pachamama

Para uma crítica do mito a partir da América Latina

Universidade de Porto Rico em Bayamón
29 a 31 de outubro de 2024

Primeira chamada

Desde seu início, nos anos 60 do século passado, a mitocrítica evoluiu consideravelmente, em especial no que diz respeito aos estudos literários e culturais. No início do século XXI, com a formulação de uma Mitocrítica cultural meticulosamente elaborada pelo professor José Manuel Losada, a teoria se completa graças à visão interdisciplinar e, até certo ponto, holística, proposta por este investigador que, sob a tutela do grupo ACIS de Investigação em Mitocrítica, já organizou sete congressos internacionais que contribuíram para ampliar e aprofundar a teoria.

Foi durante a mais recente reunião de Madrid, em outubro de 2022, que nasceu entre alguns pesquisadores latinoamericanos, a ideia de fundar um grupo de pesquisa paralelo que respondesse a certas preocupações compartilhadas, a saber: qual o valor, o lugar e a função do mito nas culturas latino-americanas do passado, do presente e do futuro? As teorias do mito desenvolvidas na Europa são suficientes para dar conta do pensamento e da realidade latinoamericanas? Como se desenvolveu a história das civilizações latinoamericanas do ponto de vista dos mitos? Sobrevive, ainda, na América Latina um pensamento mítico? Desta forma, para adentrar o imaginário latinoamericano e incorporar essa perspectiva à discussão, nasceu a Rede Latinoamericana de Mitocrítica Pachamama, com a intenção de colaborar com sua associação irmã (mais velha) Asteria, Asociación Internacional de Mitocrítica.

Para este primeiro encontro, situamos as inquietações que nos mobilizam em três grandes blocos que abarcam linhas temáticas específicas. O primeiro e fundamental, de natureza epistemológica, se refere às questões teóricas de fundo e está intimamente relacionado com a história do vice-reinado e a história colonial, e com o encontro de civilizações e culturas que ocorreu nas terras que hoje chamamos de América Latina, bem como com a forma como o conhecimento foi estabelecido com base em conceitos religiosos, filosóficos e científicos europeus, em contraste com formas de conhecimento indígenas locais. O segundo bloco se refere às mais diversas expressões culturais do mito, que vão das formas orais aos ritos e representações artísticas, literárias e midiáticas (cinema, séries, publicidade etc.). Finalmente, há uma dimensão política na qual o mito sempre esteve presente, seja na elaboração de discursos historicamente construídos e instituídos, seja na relação conflituosa entre mito e “verdade” ou mesmo nas questões como a ecologia, as relações de gênero e a diversidade, tão centrais em nossa época.

A fim de inaugurar o debate em torno dessas reflexões, Pachamama RLM e Asteria AIM se uniram neste VIII Congresso e convidam pesquisadores interessados a enviar propostas em torno das seguintes linhas temáticas ou temas correlatos:

         Mito e questões epistemológicas

· Mitos e religiões pré-colombianas: o problema de sua recuperação

· Teorizações, métodos e objetos latinoamericanos para a mitocrítica

· Da etnografia à mitocrítica: vasos comunicantes

· A mitologia clássica europeia nas culturas latinoamericanas contemporâneas

· Cultura, magia e mito no imaginário latinoamericano

Expressões culturais do mito

· Recuperação de mitos e figuras míticas na literatura

· Mitos e religiões da antiguidade latinoamericana nas artes

· O cinema e o audiovisual como meios de recuperação cultural

· A tradição oral e a sobrevivência do mito

O mito e seus alcances políticos

· América, Abya Yala, Cem Anahuac ou de como se inventa um continente

· Humanos, deuses e outros seres que compartilham a vida em sociedades latinoamericanas

· Mito, política e posverdade na América Latina

· Mito e processos de recuperação de memória histórica

· Pachamama, mito e ecologia

 

Mais informações e inscrições: https://www.eventbrite.com/e/entradas-por-una-critica-del-mito-desde-latinoamerica-782539796597

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas