Terça-feira, 09 de Agosto de 2022
Congressos

VII Conferência José Saramago da Universidade de Vigo

Início: Fim: Países: Galiza

Ciências Humanas, Ciências Sociais, Literatura

VII Conferência José Saramago da Universidade de Vigo
«A herança filosófica e sociopolítica de José Saramago»

No ano do centenário do nascimento de José Saramago, a nossa VII Conferência Internacional José Saramago decorrerá entre os dias 26 e 29 de outubro de 2022, de forma presencial, em Vigo. O evento ocorrerá em três locais da cidade galega: no Centro de Visitantes do Parque Nacional das Illas Atlánticas / Edificio Cambón, no Camões – Centro Cultural Português em Vigo / Casa de Arines e na Sede Afundación Vigo.

O tema do evento, «A herança filosófica e sociopolítica de José Saramago», parte do livro Saramago's Philosophical Heritage (2018), editado pelos filósofos e professores do Paris Institute for Critical Thinking (PICT), Carlo Salzani (University of Veterinary Medicine Vienna) e Kristoff Vanhoutte (University of the Free State, Bloemfontein), coorganizadores do evento.

Como primeiro eixo temático, explorar-se-á a grande relevância contemporânea do legado filosófico deixado por José Saramago, incluindo questões relacionadas com os animais, a empatia e o antropomorfismo. Completam este eixo, entre outros, os objetivos sociopolíticos da rede JANGADA, a partir dos princípios ético-morais consagrados na Carta Universal dos Deveres e Obrigações dos Seres Humanos.

Inspirada no discurso que Saramago pronunciou no dia 10 de dezembro de 1998 em Estocolmo, quando recebeu o Prémio Nobel de Literatura, a Carta foi elaborada na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) por uma comissão de especialistas internacionais e submetida à ONU em 2018. Assim, o segundo eixo temático desta conferência será esta Carta e o debate internacional sobre os seus temas.

O terceiro eixo temático incidirá sobre a relação entre o poético e o político em José Saramago, em estreito diálogo com o projecto “Contemporary Poetry and Politics: Social Conflicts and Poetic Dialogisms”, dirigido pela CJS.

Já o quarto e último eixo temático será dedicado às reflexões sobre a situação atual e o futuro da cultura e língua galegas, a partir das coordenadas e reivindicações que nos oferece o pensamento saramaguiano.

As línguas da Conferência serão o português, o galego, o espanhol e o inglês.

Mais informações: https://catedrasaramago.webs.uvigo.es/pt/blog/vii-conferencia-jose-saramago-da-universidade-de-vigo-a-heranca-filosofica-e-sociopolitica-de-jose-s-364/

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas