Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

VI Congresso I República e Republicanismo
A República e os Desafios da (Re)Construção no Pós Grande Guerra
Fundação Mário Soares, 6 e 7 de outubro de 2021

O VI Congresso República e Republicanismo, subordinado à temática A República e os Desafios da (Re)Construção do Pós Grande Guerra: reinvenção de paradigmas com velhos/novos problemas e novas/velhas soluções, realiza-se nos dias 6 e 7 de outubro de 2021, na Fundação Mário Soares e Maria Barroso.

Em 2021, no centenário da Noite Sangrenta, o VI Congresso I República e Republicanismo pretende concitar a análise e o debate amplo, de natureza interdisciplinar, sobre os impactos sucessivos da Grande Guerra no republicanismo e nos regimes políticos inscritos nesse ideário.

O VI Congresso República e Republicanismo é promovido pelo Centro de Documentação e Estudos sobre a História da I República e do Republicanismo, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio da Fundação Mário Soares e Maria Barroso e do HTC – História, Territórios e Comunidades.

O Centro República tem por missão garantir a preservação e disponibilização do património digital, bibliográfico e documental produzido e reunido no âmbito do Programa das Comemorações do Centenário da República e realizar iniciativas destinadas a promover a investigação e a elaboração de estudos científicos sobre a I República e o Republicanismo.

Mais informações no website do Centro República.