Sexta-feira, 29 de Março de 2024

VI Congresso Internacional do PPG-Letras e XXIII Seminário de Estudos Literários

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Chamada para trabalhos, Letras, Literatura

“Não, o tempo não chegou de completa justiça. / O tempo é ainda de fezes, maus poemas, alucinações e espera”. Em nosso tempo, não poucas vezes parece surgir, como numa espécie de ladainha, o conhecido trecho de “A flor e a náusea”, de Carlos Drummond de Andrade. Expressão de sua época, mas com a sensação de uma História que tende a se repetir como tragédia ou como farsa, diria Marx. Em momentos de caos, desespero, desgosto, angústia e tristeza, um de nossos imperativos, no entanto, é transformar o luto em luta, e cultivar a esperança, como defendeu Paulo Freire: “é preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar”. Para ele, “esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo”. É com esse tema, ou nessa chave, que é uma resposta que está em Drummond, que se propõe o próximo VI Congresso Internacional do PPG-Letras & XXIII Seminário de Estudos Literários: “A literatura e as formas da esperança”, a ser realizado presencialmente, após dois anos de trabalhos remotos, no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas do campus de São José do Rio Preto da UNESP. Parafraseando nosso grande poeta, temos o dever de ser a flor que fura o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio.

O VI Congresso Internacional do PPG-Letras é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Letras do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista. O evento reúne professores e pesquisadores brasileiros e estrangeiros que desenvolvem estudos nas áreas de teoria e crítica literária em seus diversos campos, como a literatura comparada, as literaturas clássicas, a literatura brasileira e outras literaturas vernáculas, as literaturas estrangeiras modernas e as relações entre literatura e outras artes, entre literatura e tradução, entre literatura e adaptação etc.

O evento será realizado integralmente de forma presencial no Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - Campus de São José do Rio Preto da UNESP: Rua Cristóvão Colombo, 2265, São José do Rio Preto/SP, Brasil.

O prazo para inscrição de resumo para apresentação de comunicação/painel vai até 31 de maio, em https://www.ibilce.unesp.br/#!/pos-graduacao/programas-de-pos-graduacao/letras/sel-2022/.