Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Estudos Medievais

VI Conferência Internacional “Medieval Europe in Motion”: O Mar

Instituto de Estudos Medievais (NOVA FCSH)

Lisboa, 28 de novembro - 1 de dezembro de 2022

Quão ousado e hábil foi o homem que primeiro fez um navio e se pôs ao mar atrás do vento, procurando uma terra que não podia ver e uma costa que não podia conhecer!
Robert Wace (c. 1110–c. 1174)

Dependendo do lugar onde se estava na Europa medieval, o mar poderia ser o centro do mundo conhecido ou o seu derradeiro limite. Este potencial sempre atraiu os humanos para o grande desconhecido, permitindo-lhes utilizar o mar para capturar peixe, navegar para terras distantes por razões de fé e comércio, estabelecer contactos com civilizações de diferentes credos, travar guerras pelo domínio político e económico, e inspirou-os a escrever poesia e a sonhar com o mundo do Além. Tudo isto se reflecte nos muitos trabalhos que, nas últimas décadas, no âmbito da Arqueologia, da História da Arte, da História, da Literatura e de muitas outras disciplinas, investigaram a pesca e os recursos naturais, o comércio ultramarino e as instituições comerciais, o poder marítimo e a gestão de conflitos socioeconómicos, as migrações religiosas, entre outros temas.

A sexta edição do Colóquio Internacional "Medieval Europe in Motion" é dedicada ao mar, e acolhe comunicações de todas as disciplinas. Os tópicos da conferência poderão incluir, mas não estão de modo algum limitados a:

• Produção artística e literária
  • Transferências artísticas por via marítima
  • Produção artística em cidades costeiras
  • Circulação de manuscritos, patronos e materiais
  • Circulação de técnicas e ideias
  • O comércio e os seus agentes
  • Gestão de conflitos
  • Encontros culturais
  • Diplomacia e contactos políticos
  • Guerra Naval e expedições militares Expedições geográficas
  • Arqueologia marítima
  • Ligações marítimas entre oceanos
  • Fronteiras marítimas
  • Paisagens marítimas
  • Direito Marítimo
  • Cartografia náutica e sua produção
  • Percepções e conhecimentos sobre o mar Cidades portuárias
  • Poder e instituições
  • Peregrinação e devoção religiosa
  • Viagens reais e imaginárias
  • Redes socio-económicas

A Conferência terá também uma secção dedicada à "Lisboa Medieval e o Mar", dando continuidade à tradição de estudos sobre Lisboa medieval no seio do Instituto de Estudos Medievais. As propostas de comunicações são também bem-vindas nesta secção.

Instruções para a submissão de propostas para comunicações

(investigadores de todos os campos do saber são convidados a apresentar propostas para sessões ou para comunicações individuais)

Línguas oficiais: inglês, português, castelhano, francês, italiano.

Data limite para a submissão de propostas: 31 de maio de 2022

O Colóquio decorre exclusivamente em regime presencial.

1. Propostas para sessões de três comunicantes

Cada sessão terá três comunicações de 20 minutos. O organizador deve submeter a proposta de sessão com todos os elementos mais importantes: nome e afiliação institucional do organizador, título da sessão, nomes e afiliação dos comunicantes e moderador, título das comunicações individuais e respetivos resumos.

2. Propostas para comunicações individuais

As propostas individuais reportam-se a comunicações até ao tempo máximo de 20 minutos, devendo incluir: o nome e afiliação institucional do comunicante, o título e o sumário da comunicação.

Todas as propostas devem incluir um título e um sumário até 250 palavras, bem como um CV abreviado dos proponentes e os links para as respetivas páginas institucionais a enviar para: motioniem@fcsh.unl.pt

Os proponentes aceites serão notificados até ao dia 30 de junho de 2022.
Um volume de textos selecionados por arbitragem científica será publicado em 2023.

Preços de inscrição no Congresso, com apresentação de comunicação (com direito aos Coffee breaks e documentação):

•  € 80 (até 31 de Agosto)
  •  € 100 (de 1 a 30 de Setembro)

O alojamento será da responsabilidade dos comunicantes, podendo a organização facultar os contactos com as unidades hoteleiras locais e os preços respetivos.

Instituição organizadora: Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (IEM-NOVA FCSH)

Instituições associadas: Câmara Municipal de Lisboa; Cátedra UNESCO “O Património Cultural dos Oceanos”; Museu de Marinha; Sociedade de Geografia de Lisboa