Sexta-feira, 29 de Março de 2024
Congressos

V Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça - SERNEGRA 2016

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Antropologia, Ciências Sociais, Crítica Cultural, Cultura, Direitos Humanos, Estudos Afro-Brasileiros, Sociologia

A V Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça (SERNEGRA) acontece em Brasília, de 20 a 23 de novembro. O evento propõe trazer para o debate e para a luta antirracista no Brasil a Teoria (e a práxis) Decolonial.As inscrições podem ser feitas na página da SERNEGRA.

O evento é realizado pela Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Brasília (IFB) e pelo Grupo de Estudos Culturais sobre Gênero, Raça e Classe do Campus Brasília do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, IFB. Conta com o apoio do campus Brasília, da Pro-Reitoria de Ensino, do Sinasefe, do Sinpro-DF, da CNTE e, em 2016, foi selecionado em editais da FAP-DF e da FUNARTE.

Eixo temático
Fundada no trabalho de pensadores negros como Franz Fanon e Aimé Césaire, a Teoria Decolonial vem construindo na última década uma interpretação libertária da América Latina centrada no enfrentamento da desigualdade racial, que é vista como intrínseca à modernidade/colonialidade.

Abordando três eixos centrais: a colonialidade do poder, do saber e do ser, a decolonialidade tem se debruçado sobre questões como a geopolítica do poder, a colonialidade epistemológica, a possibilidade de uma arte e de uma pedagogia decolonial, entre outras.

O simpósio SERNEGRA 2016 estará especialmente, mas não exclusivamente, voltado a questões próximas, ou que queiram se aproximar, ao debate decolonial e às suas abordagens sobre gênero e raça. Outras questões não necessariamente envolvidas com o debate decolonial também serão debatidas nesse espaço de discussão acadêmica plural e não hierárquico que tentamos construir a cada ano.

Programação e mais informações no site da SERNEGRA.

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas