Segunda-feira, 23 de Maio de 2022
Congressos

V Congresso Internacional "O Camiño do Medievalista: ad aeternum"

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Galiza

Chamada para trabalhos, Estudos Medievais

Reclamar um lugar no alvorecer da eternidade não é uma vontade física, tangível, mas sim uma intenção manifesta de manter algo vivo, mesmo depois da própria morte. Uma morte que não é real, mas figurativa, num processo de transformação para algo diferente e novo, uma mudança na matéria e não na essência. Com este V Congresso Internacional "O Camiño do Medievalista: ad aeternum", pretendemos atingir a consolidação definitiva deste encontro. Como sempre, estará aberto a todos os jovens investigadores da Idade Média que nele desejem participar. Se há cinco anos foi lançada a primeira pedra deste fórum, hoje estamos de pé sobre uma estrutura consolidada. E expressamos o nosso desejo de tentar preservá-lo ad aeternum, algo que foi confirmado pela completa renovação do comité organizador, e que esperamos que seja o primeiro de muitos a assegurar a sua continuidade. Ao mesmo tempo, com esta referência à eternidade, não pretendemos apenas apontar para as fundações deste nosso edifício, mas para tudo o que lhe é intrínseco. A torre que ajudámos a construir representa a necessidade de construir novas estruturas a partir das ruínas de outras. Somos todos parte da torre, mas não somos a torre. E é o que está à sua volta que importa, extravassando o congresso em si: é a variedade de encontros, de ideias e amizades que se desenvolvem no seu interior e que, claro, vão muito além destes dias. E é em toda esta maré infinita de possibilidades que se encontra verdadeiramente a nossa essência.

Após as mudanças e adaptações que 2020 e 2021 implicaram, este ano pretendemos recuperar totalmente o formato presencial para todos os participantes. Agora que a tempestade acalmou, estamos a tentar devolver o rio ao seu percurso original. Conscientes que este possa não ser, fisicamente, o mesmo que era há três ou quatro anos atrás, certamente será o mesmo em espírito.

Construímos um encontro aberto a todas as disciplinas e vertentes dos estudos medievais (história, arte, literatura, arqueologia, filosofia, etc.), distribuídos por sete linhas não exclusivas, pois qualquer outro tema será bem-vindo:

  1. História: poder, sociedade, economia e cultura.
  2. Arte e iconografia.
  3. Língua e literatura.
  4. Cultura escrita e arquivos.
  5. Historiografia, inovação e humanidades digitais.
  6. Filosofia e pensamento.
  7. Arqueologia.

Poderão candidatar-se os estudantes de doutoramento e doutores que tenham defendido a sua tese após o dia 1 de janeiro de 2018

Propostas de comunicação:

Deverão ser enviadas através do preenchimento do formulário disponível na página web elcaminodelmedievalista.wordpress.com. Deverão conter um resumo entre 250 e 500 palavras escrito em castelhano, galego, inglês, francês, português ou italiano; e um pequeno curriculum vitae et studiorum. Todas as informações devem ser enviadas para o e-mail: elcaminodelmedievalista@gmail.com.

Data-limite de entrega: Até 13 de fevereiro de 2022.

Data de resposta: 20 de março de 2022.

 

Cada comunicação terá uma duração máxima de 15 minutos e poderá ser realizada em qualquer uma das línguas anteriormente referidas. As sessões decorrerão no Paraninfo da Faculdade de Geografia e História da USC.

Outra modalidade serão as mesas redondas. Neste caso exige-se o requisito mínimo de três pessoas e a apresentação de um tema concreto, para o que terão um total de 45 minutos, entre exposição e debate.

Os textos resultantes serão objeto de uma publicação específica em forma de livro electrónico, depois de superado o correspondente processo de arbitragem científica (double-blind peer review).

O preço para os comunicantes será de 30€.

 

Presidente do comité organizador:

• Israel Sanmartín Barros

Organizadores:

• Emilio Sanjurjo Durán,

• Almudena María Méndez Sánchez,

• Rúben Filipe Teixeira da Conceição,

• Malena Correa Freitas

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas