Quarta-feira, 24 de Abril de 2024
Congressos

V Conferência Internacional José Saramago

Início: Fim: Países: Galiza, Portugal

Ciências Humanas, Direitos Humanos, Literatura

V Conferência Internacional José Saramago
18, 19 e 21 de dezembro de 2020
Em linha / online e ao vivo no Museu Nacional da Imprensa, Porto, Portugal

Link da reunião para aceder à Conferência em linha: meet.google.com/zxo-qezi-xfv

José Saramago deixou-nos um legado intelectual e literário que envolve domínios tão diferentes, mas complementares, como a literatura, a arte em geral, a filosofia, a política, a economia, a ciência e a religião. A universalidade das ideias, das ações e das palavras de Saramago serão tão mais universais quanto mais as fizermos ecoar e atuar no nosso mundo.

Não basta dizer que a arte e, em particular, a literatura podem contribuir para a defesa da liberdade, da igualdade, dos direitos humanos e do meio ambiente. Os grandes problemas do nosso tempo são também as grandes questões da (grande) literatura e da (grande) arte contemporâneas, que, de diferentes modos, se propõem (re)desenhar novos ou renovados paradigmas para o ser humano, dentro da (des)ordem da natureza e do ambiente.

A obra, o pensamento e o ativismo de Saramago fornecem múltiplas e impressivas representações do nosso mundo e propõem diferentes respostas aos problemas que enfrentamos (conflitos sociais, económicos, políticos e ecológicos, nomeadamente, muito em particular, impasses e questões como a migração ou as ideologias neoliberal, especista,
sexista, homófoba, xenófoba, etc.).

Nesta V Conferência Internacional José Saramago da Universidade de Vigo — “Escrevo para compreender”, continuaremos a explorar as grandes linhas temáticas tratadas nos anos anteriores:

  • Literatura e arte como criação, pensamento e ativismo;
  • O(s) ser(es) humano(s), a biologia e a(s) cultura(s);
  • Natureza e meio ambiente, em especial as alterações climáticas e a atual pandemia;
  • Política e economia no passado e na atualidade;
  • Ética, igualdade e justiça social, particularmente no contexto da Carta Universal de Deveres e Obrigações dos Seres Humanos;
  • Educação e ensino.

Por isso, o mote desta V Conferência continua a ser aquele que nos tem vindo a inspirar desde a primeira edição:
“O ser humano não deve contentar-se com o papel do observador. Tem responsabilidade perante o mundo, tem de atuar, intervir.” (José Saramago, 1987)

Programa e mais informações no documento em anexo.

 

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas