Sábado, 25 de Setembro de 2021
Congressos

Socialistas, Republicanos, Anarquistas, Radicais… Velhas Resistências, Novos Estudos e Memória

Início: Fim: Países: França, Portugal

História

Desde os primeiros meses da Ditadura Militar que se esfumaram ilusões, expectativas e atentismos no novo regime. As diversas correntes democráticas republicanas, anarquistas, socialistas e comunistas passaram à oposição, procurando reorganizar-se dentro e fora do país, estando presentes nos golpes e conspirações militares desde Fevereiro de 1927, esforçando-se, cada uma a seu modo, por continuar a luta, sempre num quadro de ampla pluralidade e de dissensões internas, por vezes fortes.

De acordo com as conjunturas, disputaram-se hegemonias, afirmaram-se uns, contraiu-se a influência de outros, mas, em rigor, não parece adequado dizer-se que alguma das suas correntes, dos seus veios políticos e ideológicos tivesse desaparecido, por mais discreta e residual que fosse a sua presença.

O Colóquio Socialistas, Republicanos, Anarquistas, Radicais… Velhas Resistências, Novos Estudos e Memória pretende contribuir para o balanço historiográfico desta temática, para aprofundar conhecimento sobre aspetos ainda pouco explorados e para debater as políticas da memória no contexto das oposições à Ditadura Militar e ao Estado Novo.

 

Lisboa, Fundação Mário Soares, 23 e 24 de Setembro

Organização: Instituto de História Contemporânea (NOVA FCSH) e Laboratoire d'Etudes Romanes (Université Paris 8)

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas