Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Simpósio Internacional Ética Jurídica no Ambiente Digital (ETHOSDIG)

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Ciências Jurídicas, Direito

O Instituto Iberoamericano de Estudos Jurídicos (IBEROJUR) e o Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP) – através do seu Centro de investigação CEOS.PP. -, organizam o Simpósio Internacional Ética Jurídica no Ambiente Digital (ETHOSDIG), no dia 21 de outubro de 2021, no formato online e presencial, na sede do ISCAP, na cidade do Porto, Portugal.

Pretende-se, com o evento, debater os principais assuntos que envolvem os problemas de ordem ética e jurídica relacionados com os mecanismos de Inteligência Artificial (IA), seja nas relações com a atividade humana ou com os sistemas automáticos ou autónomos de IA. Debater-se-á os reflexos desses sistemas e os impactos que os mesmos causam direta ou indiretamente na vida das pessoas ou os riscos de abuso ou violação dos direitos subjetivos.

Por outro lado, o ETHOSDIG pretende discutir os limites éticos do progresso económico em consequência da massiva digitalização das operações empresariais e das atividades públicas.

Linhas temáticas:

• Direito e sociedade digital;
  • Ética e sociedade digital;
  • Economia e sociedade digital;
  • Inteligência artificial e direito;
  • Riscos e inteligência artificial.

O ETHOSDIG está aberto ao público interessado (ouvintes), com especial direcionamento a juristas, economistas, profissionais ligados à gestão de empresas, relações internacionais, engenharias da computação/informática e estudantes em geral.

Os investigadores interessados em participar ativamente nos painéis temáticos do ETHOSDIG poderão submeter propostas de caráter científico para avaliação do Comité Científico internacional do congresso. O prazo final de envio de propostas é dia 15 de setembro de 2021.

Mais informações: https://iberojur.com/ethosdig-porto/