Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Simpósio Internacional de Arquivos (on-line e ao vivo) | Chamada para trabalhos SIA 2020

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Brasil

Acervos Documentais, Arquivos, Chamada para trabalhos, Humanidades Digitais

O Simpósio Internacional de Arquivos (SIA 2020), organizado pela Associação de Arquivistas de São Paulo, acontece de 5 a 13 de dezembro de 2020, em modalidade on-line e ao vivo. O evento tem como tema "Arquivo, documento e informação em cenários híbridos" e contará com mesas-redondas, conferências e minicursos. O prazo final para submissão dos resumos é 30 de setembro de 2020. O idioma oficial do evento é o português, mas serão admitidos trabalhos em espanhol, francês e inglês.

Eixo temático

Os parâmetros temporais e espaciais que tradicionalmente serviram para demarcar a área de atuação do arquivista encontram-se hoje associados a um vertiginoso processo de virtualização do mundo. Até que ponto esse fenômeno, responsável pelo aparecimento de ambientes em que convivem diferentes suportes, linguagens, técnicas de registro, meios de transmissão e formatos, permite  a sustentação dos princípios e conceitos que têm sido aplicados ao tratamento dos documentos de arquivo? A questão, que pode ser abordada em seu sentido mais geral, afeta com idêntica intensidade cada um dos eixos temáticos em torno dos quais a comunidade de profissionais da área, do Brasil e de outros países, tem produzido reflexões teóricas e experimentado soluções práticas, contribuindo para o entendimento desse novo cenário. O Simpósio Internacional de Arquivos pretende examiná-lo e oferecer, por meio de Diálogos e Seminários, um painel abrangente e multifacetado  da Arquivologia nos dias de hoje.

Mais informações na página do SIA 2020 e no e-mail secretaria_sia2020@arqsp.org.br.