Quinta-feira, 28 de Março de 2024
Congressos

Simpósio 29 – Entre a Linguística e a Didática: a formação do professor de português e o conhecimento linguístico

Início: Fim: Data de abertura: Data de encerramento: Países: Portugal

Chamada para trabalhos, Didática, Linguística, PL2, PLE

Simpósio 29 – Entre a Linguística e a Didática: a formação do professor de português e o conhecimento linguístico

Coordenadoras:

Adriana Baptista | Politécnico do Porto; CLUL; InED | adrianabaptista@ese.ipp.pt

Celda Choupina | Politécnico do Porto; CLUP; InED | celda@ese.ipp.pt

 

O simpósio 29 integra-se no VI Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa (SIMELP), que se realizará na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, entre os dias 24 e 28 de outubro de 2017.

 

Resumo do simpósio 29:

Na aula de português, o cumprimento dos objetivos pedagógicos exige uma sólida articulação entre uma reflexão metalinguística, cientificamente atualizada, e o conhecimento do desenvolvimento linguístico dos alunos e da sua realidade sociolinguística. A confluência produtiva deste binómio suporta uma prática pedagógica coerente com os dados que a investigação disponibiliza e a seleção e produção de materiais pedagógicos pertinentes e adequados às necessidades educativas.

Sendo o ensino da competência comunicativa (aí incluído o ensino da gramática da escrita e da oralidade) estrutural para o ensino da língua, instituem-se como fulcrais os conhecimentos advindos da investigação linguística, ou seja, “o tratamento da língua em sala de aula é uma questão, num certo sentido, principalmente linguística (com tudo o que envolve o fenómeno linguagem)” (Marcuschi, 2002: 1).

Assim, o sucesso do ensino da gramática e da sua aprendizagem passa, indiscutivelmente, pelo conhecimento linguístico do professor e pelas pontes que este estabelece com a Linguística enquanto disciplina que subjaz à investigação-ação pedagógica (Fonseca, 2001; Pinto, 2009).

Enquanto investigadores no campo da Linguística e docentes envolvidos na formação de professores, ao nível teórico e profissional, interessa refletir sobre: (i) as bases teóricas que apoiam o ensino da gramática; (ii) as teorias adequadas ao nível descritivo; (iii) o papel da Linguística na definição da terminologia gramatical a utilizar em contexto pedagógico; (iv) o uso criterioso em termos qualitativos e quantitativos da terminologia linguística em contexto de aula; (v) critérios linguísticos para a seleção de manuais e auxiliares didáticos e para a construção de materiais pedagógica e cientificamente adequados.

Partindo de abordagens linguísticas, disciplinares ou multidisciplinares, sobre fenómenos da Língua Portuguesa, neste simpósio (http://simelp.ese.ipsantarem.pt/simposio-29/), aceitam-se comunicações que articulem a investigação em diferentes subdomínios da Linguística com as exigências da formação do professor de língua para o ensino da gramática.

Palavras-chave: Linguística, Investigação-ação, Formação do professor de Português, Português L1 e L2, Ensino da gramática.

 

Mais informações podem ser encontradas no site do encontro: http://simelp.ese.ipsantarem.pt/

Incentivamos todos os professores e investigadores interessados nas temáticas deste simpósio 29 a submeter as suas propostas.

As propostas de comunicação deverão ser enviadas para Adriana Baptista (adrianabaptista@ese.ipp.pt) e para Celda Choupina (celda@ese.ipp.pt) até ao dia 15 de novembro de 2016, de acordo com as normas que podem ser encontradas no site do evento, em http://simelp.ese.ipsantarem.pt/modalidades-de-apresentacao-de-trabalhos/normas-de-apresentacao-de-propostas-de-comunicacao-e-de-poster/.

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas