Terça-feira, 16 de Abril de 2024
Congressos

Seminário: Os migrantes do Moçambique no Joanesburgo pós-apartheid

Início: Fim: Países: Portugal

Migrações, Antropologia, Eventos

O CRIA - Centro em Rede de Investigação em Antropologia promove o Seminário interinstitucional CRIA/URMIS (Paris 7) com Dominique Vidal, da Université Paris-Diderot / URMIS (Unité de Recherche Migrations et Société), subordinado ao tema «Os migrantes do Moçambique no Joanesburgo pós-apartheid. Pacificações urbanas, indivíduo e etnicidade», e que terá lugar no dia 24 de fevereiro de 2016, às 18h, na sala Multiusos 2, Ed. ID, da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Nova de Lisboa (FCSH/NOVA)
 
Resumo
 
O fim do apartheid modificou a experiência migratória dos migrantes de Moçambique na África do Sul. Hoje, eles se encontram maciçamente no setor informal das grandes cidades em que se deparam com a criminalidade e a xenofobia, uma situação bem diferente do sistema de migração temporária e circulatória que organizava os fluxos dos homens do sul de Moçambique desde o final do século 19. A partir de uma pesquisa realizada em Maputo e Joanesburgo, veremos o impacto das mudanças políticas na experiência urbana desses migrantes, enfatizando a escolha por estratégias individuais produzidas dentro de uma série de operadores de pacificação.
 
Nota biográfica
 
Dominique Vidal é Professor de sociologia na Université Paris Diderot (Paris 7) e investigador na Unité de recherche Migrations et Société (URMIS). Ele fez pesquisas no Brasil e na África austral (África do Sul, Moçambique). Último livro publicado: Migrants du Mozambique dans le Johannesburg de l’après-apartheid. Travail, frontières, altérité, Paris, Karthala-IFAS, 2014.
 
Mais informações: http://cria.org.pt

Informação relacionada

Enviar Informação

Mapa de visitas