Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Seminário Investigar em Idade Média V: Caminhos atuais do Medievismo

Início: Fim: Países: Portugal

Estudos Medievais, Filosofia, História, Literatura, Sociologia

O Seminário Investigar em Idade Média é um espaço regular de encontro, onde investigadores de diversas gerações e proveniências são convidados a refletir sobre o ofício de historiador e o indispensável diálogo com as diversas ciências e campos de estudo em Idade Média, trazendo a debate os frutos das mais recentes evoluções em termos de produção historiográfica, metodologias e técnicas de análise e crítica.

Este seminário assume-se como um espaço de partilha dos progressos e virtualidades dos Estudos Medievais, incluindo diversos ramos autónomos do saber que, até há pouco tempo, eram considerados como “auxiliares”. Neste sentido, o Seminário de 2016 será dedicado ao tema “Caminhos atuais do Medievismo” e constará de um dia de reflexão e discussão de problemáticas e desafios nas áreas da História, Sociologia, Filosofia e Literatura, domínios que, nos últimos anos, têm contribuído para abrir caminhos na direção de uma desejável interdisciplinaridade conscientemente praticada. Neste sentido, uma nova geração de medievalistas apresentará projetos recentemente terminados ou em curso.

Fruto de uma parceria iniciada em 2012 entre o Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a 5ª edição deste Seminário anual tem lugar pela primeira vez na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Seminário
Investigar em Idade Média V
Caminhos Atuais do Medievismo

12 Dezembro 2016